Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Anne Cléa Soares-
dc.date.accessioned2017-12-14T11:22:44Z-
dc.date.available2010-12-09-
dc.date.available2017-12-14T11:22:44Z-
dc.date.issued2010-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-14T11:22:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACSL09122010.pdf: 810641 bytes, checksum: 6e8c76250ed02c849292152bf3afa7e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-14T11:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACSL09122010.pdf: 810641 bytes, checksum: 6e8c76250ed02c849292152bf3afa7e8 (MD5) Previous issue date: 2010-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua Francesa – ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Francesa - formação do professorpt_BR
dc.subjectProgramas Sociais de Línguas – práticaspt_BR
dc.titleFormação de professores de língua francesa em um projeto de educação inclusiva: um olhar sobre diários reflexivospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Reichmann, Carla L.-
dc.description.resumoPartimos da hipótese que o diário reflexivo é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento da prática reflexiva do professor em formação mediante a (re) leitura de suas narrações, encontrando nelas dilemas e percepções (ZABALZA, 2004). A presente pesquisa-ação de ordem qualitativa pretende focalizar os diários reflexivos da professora pesquisadora do curso de Letras francesa, da Universidade Federal da Paraíba, com os objetivos de investigar a construção do processo reflexivo (LIBERALI et al. 2004) em dois diários escritos pela professora pesquisadora por ocasião de um projeto de inclusão de ensino-aprendizagem de língua francesa, e de identificar os dilemas e percepções relacionando-os com as formas de ação do processo reflexivo de Smyth (1992). Os resultados da análise indicam que os dilemas e percepções da professora em questão possibilitaram o seu desenvolvimento crítico-reflexivo. Além disso, o diário possibilitou a construção de uma professora pesquisadora que busca refletir e criticar sobre suas próprias ações. Dessa forma, percebemos a relevância dessa ferramenta para o ensino-aprendizagem de LE, nesse caso FLE, uma vez que prova o desenvolvimento de profissionais capazes de repensarem sua prática contribuindo para a sociedade como professores que não só buscam reproduzir conteúdos, mas construí-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSL09122010.pdf791,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons