Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Anne Cléa Soares | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-14T11:22:44Z | - |
| dc.date.available | 2010-12-09 | - |
| dc.date.available | 2017-12-14T11:22:44Z | - |
| dc.date.issued | 2010-12-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3206 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-14T11:22:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACSL09122010.pdf: 810641 bytes, checksum: 6e8c76250ed02c849292152bf3afa7e8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-14T11:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACSL09122010.pdf: 810641 bytes, checksum: 6e8c76250ed02c849292152bf3afa7e8 (MD5) Previous issue date: 2010-12-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Língua Francesa – ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Língua Francesa - formação do professor | pt_BR |
| dc.subject | Programas Sociais de Línguas – práticas | pt_BR |
| dc.title | Formação de professores de língua francesa em um projeto de educação inclusiva: um olhar sobre diários reflexivos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Reichmann, Carla L. | - |
| dc.description.resumo | Partimos da hipótese que o diário reflexivo é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento da prática reflexiva do professor em formação mediante a (re) leitura de suas narrações, encontrando nelas dilemas e percepções (ZABALZA, 2004). A presente pesquisa-ação de ordem qualitativa pretende focalizar os diários reflexivos da professora pesquisadora do curso de Letras francesa, da Universidade Federal da Paraíba, com os objetivos de investigar a construção do processo reflexivo (LIBERALI et al. 2004) em dois diários escritos pela professora pesquisadora por ocasião de um projeto de inclusão de ensino-aprendizagem de língua francesa, e de identificar os dilemas e percepções relacionando-os com as formas de ação do processo reflexivo de Smyth (1992). Os resultados da análise indicam que os dilemas e percepções da professora em questão possibilitaram o seu desenvolvimento crítico-reflexivo. Além disso, o diário possibilitou a construção de uma professora pesquisadora que busca refletir e criticar sobre suas próprias ações. Dessa forma, percebemos a relevância dessa ferramenta para o ensino-aprendizagem de LE, nesse caso FLE, uma vez que prova o desenvolvimento de profissionais capazes de repensarem sua prática contribuindo para a sociedade como professores que não só buscam reproduzir conteúdos, mas construí-los. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACSL09122010.pdf | 791,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
