Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Danielle Souza-
dc.date.accessioned2024-10-03T13:32:11Z-
dc.date.available2024-07-05-
dc.date.available2024-10-03T13:32:11Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-03T13:32:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSC05072024.pdf: 378649 bytes, checksum: f7ce843dd2c8d17ec56635236a536d90 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T13:32:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSC05072024.pdf: 378649 bytes, checksum: f7ce843dd2c8d17ec56635236a536d90 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: desafios e resistências ao longo dos tempospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formada na resistência, representa para aqueles que por algum motivo se ausentaram da escola aoportunidade de voltar aos bancos escolares para adquirir conhecimentos, trocar experiências. É a oportunidade de realizar sonhos, atingir objetivos. Refletir sobre osdesafios presentes na construção do processo de aprendizagem dos estudantes da Educação de jovens e adultos, partindo do diálogo com a concepção de educação de Paulo Freire, foio objetivo traçado para o presente artigo. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O arcabouço teórico permitiu discorrer sobre a compreensão e conhecimento de práticas e estratégias que auxiliam os educadores eeducadoras no processo de ensino aprendizagem. Esse trabalho justifica-se por que no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamental promover a inclusão social, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida desses estudantes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino com uma complexidade que convida professores e professoras a envolver-se além das questões educacionais com seus estudantes, pois o público da EJA não volta a escola só em busca de serem alfabetizados, mas voltam em busca de uma educação critica, que os ajudem a compreender as mudanças que ocorrem no mundo. São jovens, adultos e idosos que precisam da escolarização para voltarem a participar por exemplo do mercado de trabalho. Na educação de jovens e adultos os docentes devem ter a preocupação de trabalharem junto com os educandos suas histórias de vidas, de levar para a sala de aula conteúdos que façam parte da realidade em que estão inseridos. È a proposta de uma educação libertadora com significados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSC05072024.pdf369,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons