Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Danielle Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T13:32:11Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05 | - |
dc.date.available | 2024-10-03T13:32:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32076 | - |
dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-03T13:32:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSC05072024.pdf: 378649 bytes, checksum: f7ce843dd2c8d17ec56635236a536d90 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-03T13:32:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSC05072024.pdf: 378649 bytes, checksum: f7ce843dd2c8d17ec56635236a536d90 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: desafios e resistências ao longo dos tempos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Henrique Miguel de Lima | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de | - |
dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formada na resistência, representa para aqueles que por algum motivo se ausentaram da escola aoportunidade de voltar aos bancos escolares para adquirir conhecimentos, trocar experiências. É a oportunidade de realizar sonhos, atingir objetivos. Refletir sobre osdesafios presentes na construção do processo de aprendizagem dos estudantes da Educação de jovens e adultos, partindo do diálogo com a concepção de educação de Paulo Freire, foio objetivo traçado para o presente artigo. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O arcabouço teórico permitiu discorrer sobre a compreensão e conhecimento de práticas e estratégias que auxiliam os educadores eeducadoras no processo de ensino aprendizagem. Esse trabalho justifica-se por que no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamental promover a inclusão social, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida desses estudantes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino com uma complexidade que convida professores e professoras a envolver-se além das questões educacionais com seus estudantes, pois o público da EJA não volta a escola só em busca de serem alfabetizados, mas voltam em busca de uma educação critica, que os ajudem a compreender as mudanças que ocorrem no mundo. São jovens, adultos e idosos que precisam da escolarização para voltarem a participar por exemplo do mercado de trabalho. Na educação de jovens e adultos os docentes devem ter a preocupação de trabalharem junto com os educandos suas histórias de vidas, de levar para a sala de aula conteúdos que façam parte da realidade em que estão inseridos. È a proposta de uma educação libertadora com significados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DSC05072024.pdf | 369,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons