Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adjailson Lira da-
dc.date.accessioned2024-10-03T13:57:22Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2024-10-03T13:57:22Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32077-
dc.description.abstractReading plays a crucial role in the formation of critical citizens. It provides access to different perspectives, knowledge and experiences, expanding our understanding of the world around us. Through reading, we develop analytical and critical thinking skills. In this sense, it is essential to encourage the habit of reading from an early age in schools and in society as a whole. Based on these imperatives, this work aims to analyze the reading practiced in the classroom with students, in order to contemplate meaningful learning for the subjects involved in this process. In this way, based on an experience lived in the classroom, we will understand the importance that reading has within this process in a significant way, in the formation of citizens, influencing them to analyze society and expanding the diversifications and interpretations about the world with their own experience. To this end, the research method was used based on theoretical concepts and official documents referring to the teaching matrix, which allowed a critical and constructive look at the experience report. Thus, given the prerogatives of this research, the importance of promoting reading will be understood, an essential process for building a society that is more conscious and engaged with its multiple causes. On this path, to further substantiate the discussions that will be developed, this research brings considerations from authors such as Freire, Grammont, Kleiman, Geraldi and Luizato, who focus on reading research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-03T13:57:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALS05122023.pdf: 267975 bytes, checksum: 7b6eee5388f3322a8940bd87f2a4679d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T13:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALS05122023.pdf: 267975 bytes, checksum: 7b6eee5388f3322a8940bd87f2a4679d (MD5) Previous issue date: 2023-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleA importância da leitura para a formação do cidadão crítico: relato de experiência de estágiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoA leitura desempenha um papel crucial na formação do cidadão crítico. Ela proporciona acesso a diferentes perspectivas, conhecimentos e experiências, ampliando nossa compreensão do mundo ao nosso redor. Através da leitura, desenvolvemos habilidades analíticas e de pensamento crítico. Nesse sentido, é essencial incentivar o hábito da leitura desde cedo nas escolas e na sociedade como um todo. A partir desses imperativos, este trabalho tem como finalidade analisar a leitura praticada em sala de aula junto aos alunos, de modo a contemplar uma aprendizagem significativa para os sujeitos envolvidos nesse processo. Desse modo, baseando-nos em uma experiência vivenciada em sala de aula, compreender-se-á a importância que a leitura tem dentro desse processo de maneira significativa, à formação do cidadão, influenciando-o a analisar a sociedade e ampliando as diversificações e interpretações sobre o mundo com sua própria vivência. Para tanto, usou-se o método de pesquisa baseado em conceitos teóricos e documentos oficiais referentes à matriz de ensino que permitiram um olhar crítico e construtivo para o relato de experiência. Assim, frente às prerrogativas desta pesquisa, entender-se-á a importância da promoção da leitura, processo essencial para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada com suas múltiplas causas. Nesse percurso, para fundamentar ainda mais as discussões que serão desenvolvidas, esta pesquisa traz considerações de autores, como Freire, Grammont, Kleiman, Geraldi e Luizato, os quais se debruçam sobre as pesquisas de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALS05122023.pdf261,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons