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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32078
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFélix, Andréia Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-03T14:36:03Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2024-10-03T14:36:03Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32078-
dc.description.abstractTo help students understand what they read and assist them in acquiring diverse knowledge, the school uses literacy practices so that students acquire critical sense and know how to position themselves in the most diverse communicative situations. Based on this, this work aims to study school practices that facilitate the formation of efficient and critical readers and reflect on what guides the National Common Curricular Base (BNCC) for the training of these readers. The methodology adopted was bibliographical research with a qualitative approach. The bibliographic review, according to GIL (2002), is research developed based on material already prepared, consisting mainly of books and scientific articles that serve as the basis for its analyses. In this investigation, answers were sought in the works of FREIRE (1989), SOARES (1999), KLEIMAN (2005), ANTUNES (2003, 2017) among others. Furthermore, we found support from the BNCC itself. As results, we highlight the importance of working with reading and literacy practices continuously throughout the school years so that students aware of this knowledge can position themselves, question and reflect on their position as part of a literate society. In summary, to reach the objective of teaching them to be more critical in relation to what they read, it is necessary, in addition to the teacher's commitment to preparing classes based on the guidelines of official documents, to also use strategies that create possibilities for students to students understand between the lines. These premises are supported in the official documents that govern Brazilian education and in the works of the authors used in this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-03T14:36:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMSF07122023.pdf: 479944 bytes, checksum: f5bf8c86abf4484713f6e4ff5287791f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.titleLeitura e escrita e a formação do leitor críticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jorgevaldo de Souza-
dc.description.resumoPara ajudar o aluno a compreender o que lê e auxiliá-lo na aquisição de diversos saberes, a escola utiliza-se das práticas de letramento para que esse aluno adquira o senso crítico e saiba se posicionar nas mais diversas situações comunicativas. Com base nisto, este trabalho tem como objetivo estudar as práticas escolares que facilitam a formação de leitores eficientes e críticos e refletir sobre o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a formação desses leitores. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. A revisão bibliográfica, conforme GIL (2002) é a pesquisa desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente por livros e artigos científicos que servem de base para suas análises. Nesta investigação, se buscou respostas nos trabalhos de FREIRE (1989), SOARES (1999), KLEIMAN (2005), ANTUNES (2003, 2017) entre outros. Além disso, encontramos respaldo na própria BNCC. Como resultados, ressaltamos a importância do trabalho com a leitura e as práticas de letramento de forma contínua nos anos escolares para que os alunos cientes desses saberes possam se posicionar, questionar e refletir sobre sua posição como parte de uma sociedade letrada. Em síntese, para se chegar ao objetivo de ensiná-los a serem mais críticos em relação ao que lêem, é preciso, além do empenho do professor em preparar aulas com base nas orientações dos documentos oficiais se utilize também estratégias que criem possibilidades para que os alunos compreendam as entrelinhas. Essas premissas encontram respaldo nos documentos oficiais que regem a educação brasileira e nos trabalhos dos autores utilizados nesta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

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