Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32087
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino-aprendizagem de biologia vegetal através da construção de um guia ilustrado e de um blog sobre a flora nativa do parque estadual Sítio Fundão, Crato-CE |
Autor(es): | Costa, Edylla Maria Pereira |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Rubens Teixeira |
Resumo: | São muitos os desafios na prática docente quando o assunto é biologia vegetal. Os estudantes não percebem as plantas como seres vivos, muito menos a sua importância no ambiente, tornando o estudo dos vegetais enfadonho. Essa predisposição em não reconhecer as plantas e sua importância é definida, por muitos autores, como “impercepção botânica”, sendo necessário analisar e refletir essa temática. Logo, repensar em novas estratégias de ensino que aproximem o educando da sua realidade torna-se imprescindível para uma aprendizagem significativa em biologia. Tendo em vista uma aprendizagem efetiva, relevante e ativa, que promova o engajamento e o protagonismo estudantil na construção do conhecimento científico, o ensino por investigação, por atribuir sentido à aprendizagem, vem propiciar as condições favoráveis. Objetivou-se, com a pesquisa, desenvolver estratégias de ensino de botânica potencializadoras de aprendizagens significativas e contextualizadas no ecossistema da região onde o estudo foi realizado. A pesquisa foi desenvolvida na EEMTI Governador Adauto Bezerra, localizada no município de Crato, Ceará, tendo como público-alvo 25 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método observação participante. Uma sequência didática proporcionou conhecer um pouco mais sobre o bioma onde estão inseridos e estimulou os estudantes a assumirem uma postura investigativa, favorecendo o ensino de botânica. A pesquisa mostrou que há limitações relacionadas ao conhecimento dos educandos a respeito da botânica, contudo a proposta de aulas investigativas gerou interesse e uma relação mais atrativa entre o ensino e a aprendizagem, ao estimular o estudante a buscar conhecimentos de forma prazerosa, levando-os a superar limitações impostas por modelos tradicionais de ensino. |
Abstract: | There are many challenges in teaching when it comes to plant biology. Students do not perceive plants o living beings, much less their importance in the environment, making the study of plants boring. This predisposition not to recognize plants and their importance is defined by many authors as "botanical imperception", and it is necessary to analyze and reflect on this issue. Therefore, rethinking new teaching strategies that bring students closer to their reality is essential for meaningful learning in biology. With a view to effective, relevant and active learning, which promotes student engagement and protagonism in the construction of scientific knowledge, inquiry-based teaching, by giving meaning to learning, provides favorable conditions. The aim of the research was to develop strategies for teaching botany that foster meaningful and contextualized learning in the ecosystem of the region where the study was carried out. The research was carried out at the EEMTI Governador Adauto Bezerra, located in the municipality of Crato, Ceará, and was aimed at 25 students in the second year of secondary school. Participant observation was used to conduct the research. A didactic sequence allowed them to learn a little more about the biome in which they live and encouraged the students to take an investigative stance, favoring the teaching of botany. The research showed that there are limitations related to students' knowledge of botany, but the proposal for investigative lessons generated interest and a more attractive relationship between teaching and learning, by encouraging students to seek knowledge in a pleasurable way, leading them to overcome limitations imposed by traditional teaching models. |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Aprendizagem significativa Metodologias ativas Plantas da Caatinga Teaching Biology Meaningful learning Active methodologies Caatinga plants |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32087 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdyllaMariaPereiraCosta_Dissert.pdf | 7,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
EdyllaMariaPereiraCosta_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf | 2,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons