Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalaquias, Aline da Silva-
dc.date.accessioned2017-12-14T12:10:01Z-
dc.date.available2010-12-09-
dc.date.available2017-12-14T12:10:01Z-
dc.date.issued2010-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3210-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-14T12:10:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASM09122010.pdf: 413217 bytes, checksum: e7ad4cdfe6db51557f8adfca85953a5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-14T12:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ASM09122010.pdf: 413217 bytes, checksum: e7ad4cdfe6db51557f8adfca85953a5b (MD5) Previous issue date: 2010-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectSistema verbal – Ensinopt_BR
dc.subjectLatimpt_BR
dc.titleEnsino do sistema verbal da língua portuguesa: alternativas e enfoquespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia Júnior, Juvino Alves-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa de ensino para o sistema verbal da Língua Portuguesa, partindo da noção aspectual que estrutura, primeiramente, os verbos na Língua Latina. Tendo em vista que o ensino requisitado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é de base epilinguística, ou seja, que focaliza uma reflexão sobre o uso efetivo da língua, entende-se que essa abordagem, divulgada oficialmente desde o final da década de 1990, venha paulatinamente substituir as aulas de língua materna fincadas, em essência, em nomenclaturas da gramática normativa. No entanto, o contexto atual se caracteriza por professores ainda despreparados e desamparados no tratar dos conhecimentos linguísticos nesse viés mais reflexivo, o que os leva, por conseguinte, a voltar à alicerçada e insuficiente abordagem tradicional. O presente trabalho se apresenta, diante do exposto, como uma possível alternativa à essa problemática. Para tanto, foram realizadas leituras como Boléo (1934), Said Ali (2001) e Teyssier (2001), que puderam amparar um olhar mais aprofundado sobre a categoria gramatical “verbo” e a confluência entre a organização verbal da Língua Portuguesa e da Língua Latina; além de leituras analíticas do conceito verbal em gramáticas como as de CUNHA (2001), ROCHA LIMA (2002) e BECHARA (2004). Por fim, apresentam-se atividades que visam exemplificar, de alguma maneira, o ensino epilinguístico em noções reflexivas sobre tempo, modo e aspecto verbal. Acredita-se que, amparado pela publicação de estudos a respeito, o professor possa implementar esse ensino que se propõe mais eficaz para a formação produtiva e crítica do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASM09122010.pdf403,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons