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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Estêvão Domingos Soares de-
dc.date.accessioned2017-12-14T12:13:52Z-
dc.date.available2010-12-09-
dc.date.available2017-12-14T12:13:52Z-
dc.date.issued2010-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3211-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLinguística Cognitivapt_BR
dc.subjectMetáforas Primáriaspt_BR
dc.subjectMetáforas (aspectos linguísticos)pt_BR
dc.titleA compreensão de metáforas primárias por estudantes de português como língua estrangeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.description.resumoEste trabalho pretende avaliar o grau de compreensão de Metáforas Primárias por estudantes estrangeiros de Português como L2 e que residem no Brasil. Orientada pelos pressupostos da Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff & Johnson, 1980) e da Teoria Integrada da Metáfora Primária (Lakoff & Johnson, 1999), a investigação baseia-se nos dados obtidos através de dois instrumentos: um questionário escrito e uma entrevista oral feitas com os alunos. Foram propostas seis Metáforas Primárias por meio de expressões lingüísticas e, para cada expressão, duas questões foram apresentadas para que os informantes respondessem de modo objetivo. A partir dos resultados obtidos pelas respostas, foi feito um novo contato com os alunos, dessa vez por meio de uma entrevista oral. O primeiro momento visa perceber a compreensão metafórica e o segundo busca entender como os entrevistados externam as bases corpóreas. Com o intuito de corroborar a tese de Grady (1997) é que justificamos, no presente estudo, a escolha pelas Metáforas Primárias. Temos como objetivo geral averiguar a compreensão dessas metáforas por estudantes de Português como língua estrangeira. Nesse contexto, a hipóteses que levantamos é de que não existem diferenças significativas na compreensão de Metáforas Primárias nas diferentes culturas pesquisadas e ainda que é possível se trabalhar metáforas com alunos de Português como segunda língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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