Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Raquel Monteiro da-
dc.date.accessioned2017-12-14T12:17:34Z-
dc.date.available2010-12-09-
dc.date.available2017-12-14T12:17:34Z-
dc.date.issued2010-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-14T12:17:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RMS09122010.pdf: 159550 bytes, checksum: 5fe3e07a8738f9b930337553668796a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-14T12:17:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RMS09122010.pdf: 159550 bytes, checksum: 5fe3e07a8738f9b930337553668796a6 (MD5) Previous issue date: 2010-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTexto literário – Formação do leitorpt_BR
dc.subjectProfessor – Formação do leitorpt_BR
dc.titleA influência do professor na formação do aluno leitor do texto literáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Ester Vieira de-
dc.description.resumoEsta monografia, intitulada A influência do professor na formação do aluno-leitor do texto literário, visa apresentar algumas reflexões acerca das influências que o professor exerce sobre a formação leitora do aluno, no âmbito escolar. As modernas teorias acerca da aprendizagem já reconhecem que o aluno chega à escola letrado, no entanto, é a escola o lugar onde ele terá um contato maior com a leitura, especificamente, a literária. Acreditamos que o professor, dependendo do modo como apresenta a leitura, influenciará ou não seu aluno na formação leitora. O interesse pela execução desse trabalho partiu da participação na pesquisa Práticas Escolares de Leitura e Discursos sobre a Leitura, da qual selecionamos o corpus a ser analisado. Para o aporte teórico, estudamos autores como Certeau (1994), Lajolo (2008), Zilberman & Lajolo (1996), Sousa (2002, 2008, 2009, 2010), cujas concepções de leitura são vistas sempre como práticas sociais, que circulam em espaços diferentes. Sendo assim, seria impossível dizer algo sobre a leitura que não estivesse contextualizado com a época, os costumes, os hábitos de uma sociedade. Neste trabalho, traremos alguns depoimentos de professores e alunos acerca da leitura, analisaremos suas opiniões e concepções sobre a leitura, buscando investigar as influências na formação leitora do discente. Percebemos que os alunos são leitores, gostam de ler, no entanto, quando tratamos do texto literário, eles ainda têm resistências em relação a essas leituras, pois acreditam ser difícil fazê-las. Os professores, por sua vez, ainda não consideram o aluno como leitor, pois acreditam na leitura apenas como a do texto literário, não considerando outros tipos existentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMS09122010.pdf155,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons