Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Raquel Monteiro da | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T12:17:34Z | - |
dc.date.available | 2010-12-09 | - |
dc.date.available | 2017-12-14T12:17:34Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3212 | - |
dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-14T12:17:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RMS09122010.pdf: 159550 bytes, checksum: 5fe3e07a8738f9b930337553668796a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-14T12:17:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RMS09122010.pdf: 159550 bytes, checksum: 5fe3e07a8738f9b930337553668796a6 (MD5) Previous issue date: 2010-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Texto literário – Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Professor – Formação do leitor | pt_BR |
dc.title | A influência do professor na formação do aluno leitor do texto literário | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Maria Ester Vieira de | - |
dc.description.resumo | Esta monografia, intitulada A influência do professor na formação do aluno-leitor do texto literário, visa apresentar algumas reflexões acerca das influências que o professor exerce sobre a formação leitora do aluno, no âmbito escolar. As modernas teorias acerca da aprendizagem já reconhecem que o aluno chega à escola letrado, no entanto, é a escola o lugar onde ele terá um contato maior com a leitura, especificamente, a literária. Acreditamos que o professor, dependendo do modo como apresenta a leitura, influenciará ou não seu aluno na formação leitora. O interesse pela execução desse trabalho partiu da participação na pesquisa Práticas Escolares de Leitura e Discursos sobre a Leitura, da qual selecionamos o corpus a ser analisado. Para o aporte teórico, estudamos autores como Certeau (1994), Lajolo (2008), Zilberman & Lajolo (1996), Sousa (2002, 2008, 2009, 2010), cujas concepções de leitura são vistas sempre como práticas sociais, que circulam em espaços diferentes. Sendo assim, seria impossível dizer algo sobre a leitura que não estivesse contextualizado com a época, os costumes, os hábitos de uma sociedade. Neste trabalho, traremos alguns depoimentos de professores e alunos acerca da leitura, analisaremos suas opiniões e concepções sobre a leitura, buscando investigar as influências na formação leitora do discente. Percebemos que os alunos são leitores, gostam de ler, no entanto, quando tratamos do texto literário, eles ainda têm resistências em relação a essas leituras, pois acreditam ser difícil fazê-las. Os professores, por sua vez, ainda não consideram o aluno como leitor, pois acreditam na leitura apenas como a do texto literário, não considerando outros tipos existentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMS09122010.pdf | 155,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons