Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32135Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sérgio, Igor José Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2024-10-11T13:14:04Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-09 | - |
| dc.date.available | 2024-10-11T13:14:04Z | - |
| dc.date.issued | 2024-06-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32135 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-11T13:14:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IJFS09072024.pdf: 774300 bytes, checksum: 4e556810c01061ee0e24fca2f82050f5 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-11T13:14:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IJFS09072024.pdf: 774300 bytes, checksum: 4e556810c01061ee0e24fca2f82050f5 (MD5) Previous issue date: 2024-06-29 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | Diversidade e inclusão | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Henrique Miguel de Lima | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de | - |
| dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas e abordagens do tema da diversidade nos anos iniciais da educação básica, com o intuito de verificar como a inclusão vem sendo trabalhada nas escolas. Além disso, busca ampliar o conceito de inclusão, considerando o respeito à diversidade como uma categoria mais abrangente, que não se limita apenas às pessoas com deficiência. A discussão se estende à naturalização da diversidade inerente ao ser humano em diversos aspectos, como cultural, racial, religioso e de gênero. Entendemos que os seres humanos são sociais por natureza e que preconceitos, discriminação e estigmas são aprendidos ao longo das interações e modelos com os quais a criança tem contato durante seu desenvolvimento, além dos discursos introjetados dos modelos presentes no ambiente em que vivem. Trabalhar a questão da diversidade de forma ampla, sistemática e contínua, mas de maneira natural, inserida na rotina diária — seja por meio de brincadeiras, leituras, músicas ou no próprio convívio cotidiano — é essencial para que as crianças possam aprender a reconhecer e valorizar as diferenças, tornando-se agentes e mediadoras efetivas do processo de inclusão escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IJFS09072024.pdf | 756,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
