Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32150Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Campos, Janaína Maria Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2024-10-14T13:59:53Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-09 | - |
| dc.date.available | 2024-10-14T13:59:53Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32150 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-14T13:59:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMAC09072024.pdf: 597373 bytes, checksum: ed90347fdf1b02bcaea913f9d5143697 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-14T13:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMAC09072024.pdf: 597373 bytes, checksum: ed90347fdf1b02bcaea913f9d5143697 (MD5) Previous issue date: 2024-07-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Carolina Maria de Jesus | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Decolonização | pt_BR |
| dc.subject | Marginalização | pt_BR |
| dc.subject | Interseccional | pt_BR |
| dc.title | Carolina Maria de Jesus: uma escrita das margens | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gualberto, Ana Cláudia Félix | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra, pobre, favelada, catadora de lixo, semianalfabeta e brasileira que viveu no Brasil no século XX. Sua maior obra literária intitulada “Quarto de despejo: Diário de uma favelada” de 1960 retrata sobre sua origem nas condições precárias que sofria na sociedade por ter uma vida de desamparos sociais que marcaram sua existência. Esta obra literária é escrita em forma de mimética, ou seja, é através dos relatos pessoais da biografia da autora que podemos perceber e entender a forma que o mundo trata as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, demonstrando assim que a marginalização é social e cultural, se estendendo à literatura. Por falar de sua existência através de um diário, foi a primeira mulher brasileira que ascendeu por causa de sua literatura que impactou a sociedade por causa de sua veracidade e intensidade que chamou a atenção internacional. Nesta perspectiva, o objetivo do trabalho é o de analisar a obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada da autora Carolina Maria de Jesus, além de verificar como se evidenciou a literatura da autora, por Carolina construir uma identidade por causa de sua condição social, financeira, cultural e histórica. Desta forma, é notório que, apesar de a obra ter sido escrita há algumas décadas, continua tão atual que chega a ser marcante, além do fato de ter sido uma escrita que rompe padrões no qual a literatura estava inserida, que é historicamente é racista, patriarcal e elitista. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JMAC09072024.pdf | 583,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
