Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Evandro Medeiros da-
dc.date.accessioned2024-10-14T15:09:56Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-14T15:09:56Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32151-
dc.description.abstractArt is part of human history and is present in all peoples and cultures. Art is the materialization of a society's culture: it can be represented by theater, among other means, and is the expression of an attitude. It has a role in society that is also political and social. The aim of this work is to discuss how the arts deal with political and social issues and claim the right to express themselves through it, an artistic expression that is referred to in contemporary times as Artivism. With this in mind, we intend to show some of the work we did with ninth-grade students at the Sesquicentenário School in 2022, especially some reflections on the artistic-pedagogical proposal we experienced, through the dramatic reading of Brecht's didactical play, putting the political role of theater under discussion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-10-14T15:09:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMS02102024.pdf: 2573666 bytes, checksum: 172f928dab926d4e123b9de8336be466 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-14T15:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMS02102024.pdf: 2573666 bytes, checksum: 172f928dab926d4e123b9de8336be466 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectArtivismopt_BR
dc.subjectLeitura dramáticapt_BR
dc.subjectTeatro - Arte e culturapt_BR
dc.subjectPeças didáticaspt_BR
dc.titleDiscussões artivistas na sala de aula : a leitura dramática das peças didáticas de Bertholt Brecht como ferramenta pedagógica na construção do pensamento crítico reflexivo.pt_BR
dc.title.alternativeArtivist discussions in the classroom: the dramatic reading of Bertholt Brecht's didactic plays as a pedagogical tool in the construction of critical reflective thinking.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Carlos Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651913037096669pt_BR
dc.description.resumoA arte faz parte da história da humanidade e está presente em todos os povos e culturas. A arte é a materialização da cultura de uma sociedade: ela pode ser representada pelo teatro, entre outros meios, é a expressão de uma atitude. Ela tem um papel na sociedade que é também político e social. Este trabalho visa trazer à discussão o debate sobre como as artes tratam as questões políticas e sociais e reivindicam o direito de manifestar-se através dela, expressão artística denominada na contemporaneidade de Artivismo. Nesse pensamento pretendemos mostrar um pouco do trabalho que desenvolvemos junto aos estudantes do nono ano na Escola Sesquicentenário, no ano de 2022, em especial algumas reflexões sobre a proposta artístico-pedagógica que vivenciamos, através da leitura dramática das peças didáticas de Brecht, colocando em discussão o papel político do teatro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMS02102024.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons