Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Fabiana De Vasconcelos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T17:29:50Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T17:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155 | - |
dc.description.abstract | El trabajo con música en la enseñanza de idiomas constituye en una herramienta creativa, que estimula el desarrollo de los alumnos en el proceso de aprendizaje. Además, favorece el intercambio cultural y facilita la interacción social. A partir de la necesidad de trabajar la diversidad cultural y lingüística de una Lengua Extranjera, en especial la Lengua Española, desarrollamos este trabajo, buscando comprender qué es cultura y cómo se presenta en las canciones de LE, así como la relación entre cultura y lengua. Para comprender cómo la música utilizada como herramienta metodológica puede contribuir al aprendizaje en un enfoque de la diversidad cultural y lingüística, realizamos una investigación bibliográfica y compartimos una experiencia vivenciada en una clase de la Enseñanza Media, donde se desarrollaron actividades diversificadas a través de la canción: "VVIR SIN AIRE" (letra de Fher Olvera e interpretación de MANÁ). A través de las investigaciones y las experiencias vivenciadas en el aula, podemos concluir que la música se constituye en una herramienta importante para el desarrollo del trabajo en el aula, en lo que se refiere a la diversidad cultural y lingüística de LE. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-10-14T17:29:26Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf: 229368 bytes, checksum: dc8a9b8cbda82335486c0298ddc15ef5 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF: 690181 bytes, checksum: 2acf79b0c41e9b1b337b402626ff4410 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-10-14T17:29:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf: 229368 bytes, checksum: dc8a9b8cbda82335486c0298ddc15ef5 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF: 690181 bytes, checksum: 2acf79b0c41e9b1b337b402626ff4410 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-14T17:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf: 229368 bytes, checksum: dc8a9b8cbda82335486c0298ddc15ef5 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF: 690181 bytes, checksum: 2acf79b0c41e9b1b337b402626ff4410 (MD5) Previous issue date: 2019-03-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Língua Estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Cultural e Linguística | pt_BR |
dc.subject | Lingua Espanhola | pt_BR |
dc.title | A música como ferramenta metodológica na abordagem da diversidade cultural e linguística em sala de aula do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Silvia Renata | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4833595069314338 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 14/10/2024 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho com música no ensino de idiomas constitui em uma ferramenta criativa, que estimula o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, favorece o intercâmbio cultural e facilita a interação social. Partindo da necessidade de trabalhar a diversidade cultural e linguística de uma Língua Estrangeira, em especial a Língua Espanhola, desenvolvemos este trabalho, buscando compreender o que é cultura e como ela se apresenta nas canções de LE, assim como a relação entre cultura e língua. Para compreender como a música utilizada como ferramenta metodológica pode contribuir para a aprendizagem numa abordagem da diversidade cultural e linguística, realizamos uma pesquisa bibliográfica e compartilhamos de uma experiência vivenciada em uma sala de aula do Ensino Médio, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, através da canção: “VVIR SIN AIRE” (letra de Fher Olvera e interpretação de MANÁ). Através das pesquisas e as experiências vivenciadas em sala de aula, podemos concluir que a música se constitui em uma ferramenta importante para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, no tocante à diversidade cultural e linguística de LE. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf | TERMO | 223,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF | TCC | 674 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons