Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Fabiana De Vasconcelos Silva-
dc.date.accessioned2024-10-14T17:29:50Z-
dc.date.available2024-10-14T17:29:50Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32155-
dc.description.abstractEl trabajo con música en la enseñanza de idiomas constituye en una herramienta creativa, que estimula el desarrollo de los alumnos en el proceso de aprendizaje. Además, favorece el intercambio cultural y facilita la interacción social. A partir de la necesidad de trabajar la diversidad cultural y lingüística de una Lengua Extranjera, en especial la Lengua Española, desarrollamos este trabajo, buscando comprender qué es cultura y cómo se presenta en las canciones de LE, así como la relación entre cultura y lengua. Para comprender cómo la música utilizada como herramienta metodológica puede contribuir al aprendizaje en un enfoque de la diversidad cultural y lingüística, realizamos una investigación bibliográfica y compartimos una experiencia vivenciada en una clase de la Enseñanza Media, donde se desarrollaron actividades diversificadas a través de la canción: "VVIR SIN AIRE" (letra de Fher Olvera e interpretación de MANÁ). A través de las investigaciones y las experiencias vivenciadas en el aula, podemos concluir que la música se constituye en una herramienta importante para el desarrollo del trabajo en el aula, en lo que se refiere a la diversidad cultural y lingüística de LE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-10-14T17:29:26Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf: 229368 bytes, checksum: dc8a9b8cbda82335486c0298ddc15ef5 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF: 690181 bytes, checksum: 2acf79b0c41e9b1b337b402626ff4410 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-10-14T17:29:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf: 229368 bytes, checksum: dc8a9b8cbda82335486c0298ddc15ef5 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF: 690181 bytes, checksum: 2acf79b0c41e9b1b337b402626ff4410 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-14T17:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdf: 229368 bytes, checksum: dc8a9b8cbda82335486c0298ddc15ef5 (MD5) FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDF: 690181 bytes, checksum: 2acf79b0c41e9b1b337b402626ff4410 (MD5) Previous issue date: 2019-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Estrangeirapt_BR
dc.subjectDiversidade Cultural e Linguísticapt_BR
dc.subjectLingua Espanholapt_BR
dc.titleA música como ferramenta metodológica na abordagem da diversidade cultural e linguística em sala de aula do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Silvia Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4833595069314338pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 14/10/2024pt_BR
dc.description.resumoO trabalho com música no ensino de idiomas constitui em uma ferramenta criativa, que estimula o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, favorece o intercâmbio cultural e facilita a interação social. Partindo da necessidade de trabalhar a diversidade cultural e linguística de uma Língua Estrangeira, em especial a Língua Espanhola, desenvolvemos este trabalho, buscando compreender o que é cultura e como ela se apresenta nas canções de LE, assim como a relação entre cultura e língua. Para compreender como a música utilizada como ferramenta metodológica pode contribuir para a aprendizagem numa abordagem da diversidade cultural e linguística, realizamos uma pesquisa bibliográfica e compartilhamos de uma experiência vivenciada em uma sala de aula do Ensino Médio, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, através da canção: “VVIR SIN AIRE” (letra de Fher Olvera e interpretação de MANÁ). Através das pesquisas e as experiências vivenciadas em sala de aula, podemos concluir que a música se constitui em uma ferramenta importante para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, no tocante à diversidade cultural e linguística de LE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TERMO.pdfTERMO223,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
FabianaDeVasconcelosSilvaBarbosa_TCC.PDFTCC674 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons