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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Coutinho, Michelle Ghislain | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-15T11:57:36Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-15 | - |
| dc.date.available | 2017-12-15T11:57:36Z | - |
| dc.date.issued | 2014-06-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215 | - |
| dc.description.abstract | not available. | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Leitura. | pt_BR |
| dc.subject | Ensino. | pt_BR |
| dc.subject | Interpretação textual | pt_BR |
| dc.subject | Prosódia. | pt_BR |
| dc.title | qualidade da prosódia explícita e sua relação com a interpretação de textos: um estudo de caso | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Stein, Cirineu Cecote | - |
| dc.description.resumo | A leitura ocupa um papel importante no que se refere às questões de ensino-aprendizagem. Uma boa competência leitora influenciará positivamente um aluno em seu desenvolvimento nas disciplinas escolares. Diante disto, percebemos a importância de averiguar o papel que a leitura ocupa no ambiente escolar e verificar se, de fato, um aluno que explicita o texto de forma prosodicamente adequada consegue estabelecer uma melhor relação de interpretação com o texto. Abordamos a concepção de leitura e os aspectos que interferem na compreensão de um texto de acordo com Kleiman (2000) e com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentre esses aspectos, analisamos a relação que existe entre a prosódia explícita e a interpretação de um texto baseados em Stein (2003), Scarpa (1999) e Barbosa (2009). A metodologia aplicada foi de caráter empírico/quantitativo. O corpus deste trabalho é composto por um questionário de interpretação textual e gravações em áudio das leituras em voz alta (prosódia explícita) dos alunos participantes. A análise dos dados demonstrou que existe uma tendência no sentido de os alunos que obtiveram melhor desempenho nas questões de interpretação possuírem bom desempenho na leitura em voz alta. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGC15062014.pdf | 870,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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