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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho, Michelle Ghislain-
dc.date.accessioned2017-12-15T11:57:36Z-
dc.date.available2014-06-15-
dc.date.available2017-12-15T11:57:36Z-
dc.date.issued2014-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3215-
dc.description.abstractnot available.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.subjectInterpretação textualpt_BR
dc.subjectProsódia.pt_BR
dc.titlequalidade da prosódia explícita e sua relação com a interpretação de textos: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Stein, Cirineu Cecote-
dc.description.resumoA leitura ocupa um papel importante no que se refere às questões de ensino-aprendizagem. Uma boa competência leitora influenciará positivamente um aluno em seu desenvolvimento nas disciplinas escolares. Diante disto, percebemos a importância de averiguar o papel que a leitura ocupa no ambiente escolar e verificar se, de fato, um aluno que explicita o texto de forma prosodicamente adequada consegue estabelecer uma melhor relação de interpretação com o texto. Abordamos a concepção de leitura e os aspectos que interferem na compreensão de um texto de acordo com Kleiman (2000) e com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dentre esses aspectos, analisamos a relação que existe entre a prosódia explícita e a interpretação de um texto baseados em Stein (2003), Scarpa (1999) e Barbosa (2009). A metodologia aplicada foi de caráter empírico/quantitativo. O corpus deste trabalho é composto por um questionário de interpretação textual e gravações em áudio das leituras em voz alta (prosódia explícita) dos alunos participantes. A análise dos dados demonstrou que existe uma tendência no sentido de os alunos que obtiveram melhor desempenho nas questões de interpretação possuírem bom desempenho na leitura em voz alta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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