Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorApolinario, Juan Alves-
dc.date.accessioned2024-10-16T10:22:49Z-
dc.date.available2024-05-23-
dc.date.available2024-10-16T10:22:49Z-
dc.date.issued2020-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32175-
dc.description.abstractCertifications in Information Technology (CIT) occupy a considerable space in the discussions in the area (Benham, 2006). As a certification modality focused on competences, it becomes an object of study relevant to the field of social psychology at work by encompassing common concepts in the field. The present study sought to explore this theme through a qualitative research, in the form of thematic content analysis, with information technology professionals (ITP) from a capital city in the northeast of Brazil, to understand their conception about the CIT’s. As a theoretical contribution, Zarifian (2001; 2001b; 2003; 2009) was used to define competence and studies on Competence Recognition, Validation and Certification (CRVC) (Umbelino, 2006; Marques, 2007; Cartaxo 2009; Nico, 2009; Lima, 2012; Cavaco, 2016) were used to analyze the results. The results showed that the professionals consider this type of certification to be relevant, but explained some limitations in relation to the criteria and methods used to assess competences. At the end, some notes were made as proposals for improvements based on the results obtained.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-16T10:22:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JuanAlvesApolinario_Dissert.pdf: 671608 bytes, checksum: 228aadb281686b74cb0a5a3fb3ac3c2f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T10:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JuanAlvesApolinario_Dissert.pdf: 671608 bytes, checksum: 228aadb281686b74cb0a5a3fb3ac3c2f (MD5) Previous issue date: 2020-03-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectCertificação de competênciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSocial psychologypt_BR
dc.subjectCompetencept_BR
dc.subjectCompetence certificationpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleA concepção de profissionais de tecnologia de informação de uma capital do nordeste brasileiro sobre certificação de competênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Anísio José da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4488993878025317pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 16/10/2024pt_BR
dc.description.resumoAs Certificações em Tecnologia da Informação (CTI) ocupam um espaço considerável nas discussões na área (Benham, 2006). Como modalidade de certificação focada em competências, torna-se um objeto estudo relevante para o campo da psicologia social do trabalho ao englobar conceitos comuns ao campo. O presente estudo buscou explorar o tema da concepção acerca das CTIs através de um pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais de Tecnologia da Informação de uma capital do nordeste brasileiro e, para a análise dos dados, recorreu a análise de conteúdo temática, . Como aporte teórico recorremos, no que tange ao tema competência, a Zarifian (2001; 2001b; 2003; 2009) e quanto ao debate sobre Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) utilizamos Umbelino, 2006; Marques, 2007; Cartaxo 2009; Nico, 2009; Lima, 2012e Cavaco, 2016. Os resultados mostraram que os profissionais consideram esse tipo de certificação como relevante, mas explicitaram algumas limitações em relação aos critérios e métodos usados para avaliação das competências. Ao fim, foram feitos alguns apontamentos como propostas de melhorias baseado nos resultados obtidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologia Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuanAlvesApolinario_Dissert.pdf655,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons