Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Maiara Kelly.-
dc.date.accessioned2017-12-15T12:17:19Z-
dc.date.available2015-03-06-
dc.date.available2017-12-15T12:17:19Z-
dc.date.issued2015-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3217-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze, through a qualitative research, the influence of productive conditions in texts from students of the 3rd year of high school of one public school from João Pessoa, Paraíba, verifying how much has this influence contribute to the structural andthematic development of these texts. With this objectives, we aimed to identify aspects of the structure that demonstrate knowledge or its lack of the genre opinion article, as so as thematic aspects that characterize its nature. Our theoretical basis is founded on written in the classroom, concerning the notion of textual genres. We based on the postulates of BAKHTIN (2000), DOLZ & SCHNEUWLY (2004), GERALDI (1993; 2011) MARCUSCHI (2008; 2010) and VAL (2009), as so as official documents such as ParâmetrosCurricularesNacionais para o EnsinoMédio (PCN’s). As an integral activity of the Initiation Program to Teaching (PIBID), we had to prepare opportunity, together with the teacher of the class, the students of the 3rd year of high school to a public school in the city of João Pessoa, to perform the proof of Contest in Portuguese Language, which was the production of an opinion, with the theme "The place where I live." For the analysis, we selected four texts in order to observe to what extent the conditions leading influence in the textual productions. After analysis, we realized that the preparation work for the production of opinion pieces influenced their writing, which can be seen from the selection of arguments, even the choice of the structure to be followed with regard to gender used .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-15T12:17:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MKS06032015.pdf: 2152978 bytes, checksum: 78676c74186c3c8c5ec4f86fd168a3ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-15T12:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MKS06032015.pdf: 2152978 bytes, checksum: 78676c74186c3c8c5ec4f86fd168a3ee (MD5) Previous issue date: 2015-03-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensino médiopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectCondições de produçãopt_BR
dc.titleO gênero artigo de opinião no ensino médio: das condições de produção à escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Ester Vieira de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa, aspectos que comprovem a influência, nos textos produzidos pelos alunos de 3º ano do Ensino Médio, do processo de preparação que antecedeu a escrita. Para tanto, buscamos identificar nos textos aspectos da estrutura que demonstrem o conhecimento, ou não, do gênero artigo de opinião, assim como aspectos temáticos que caracterizam a natureza do gênero. Nosso aporte teórico está fundamentado nas teorias sobre o trabalho com a escrita em sala de aula, no que diz respeito à noção de gênero textual. Pautamo-nos nos postulados de BAKHTIN (2000), DOLZ & SCHNEUWLY (2004), GERALDI (1993; 2011) MARCUSCHI (2008; 2010) e VAL (2009), além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s). Como atividade integrante do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), tivemos a oportunidade de prepararmos, em conjunto com a professora das turmas, os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de João Pessoa, para realização da prova da Olimpíada de Língua Portuguesa, que consistiu na produção de um artigo de opinião, tendo como tema “O Lugar onde vivo”. Para as análises, selecionamos quatro textos, a fim de observarmos até que ponto as condições que antecederam influenciaram nas produções textuais. Após as análises, percebemos que o trabalho de preparação para a produção dos artigos de opinião influenciou a escrita desses textos, o que pode ser observado desde a seleção dos argumentos, até a escolha da estrutura a ser seguida, no que diz respeito ao gênero utilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MKS06032015.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons