Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa Filho, Jacinto Antonio-
dc.date.accessioned2024-10-16T11:36:17Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-10-16T11:36:17Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32189-
dc.description.abstractThe study proposed the formation, application and analysis of the teaching of handball in Physical Education classes based on the critical-superior approach in the early years of Primary School, in the city of João Pessoa-PB. Its objective was a systematic pedagogical organization for teaching handball using the critical-overcoming approach. It also sought to understand the students' level of knowledge of this sport, plan the didactic intervention proposal and analyze and discuss the aspects involved in mediating the content. This study was classified as a qualitative, cross-sectional investigation, categorized as participant research, using the content analysis technique. The lessons were organized and systematized into a teaching plan and lesson plans in the subject of physical education for children in the fourth year of elementary school, with the theme of the sport of handball. As a result, the research collaborated with the systematic teaching of school handball, but not only related to technical skills, but with the search to develop a critical and reflective understanding in students, providing social and inclusive values through didactic teaching from the critical overcoming approach. Thus, the classes showed a qualitative leap in the students' learning about the sport, as well as significantly contributing to the teaching of handball in the school area from this critical perspective to promote a more comprehensive and inclusive educational environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2024-10-01T11:48:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC JAPF06062023.pdf: 3215636 bytes, checksum: 27b6ea5b454d20ce0072613000f80d86 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2024-10-16T11:36:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC JAPF06062023.pdf: 3215636 bytes, checksum: 27b6ea5b454d20ce0072613000f80d86 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T11:36:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC JAPF06062023.pdf: 3215636 bytes, checksum: 27b6ea5b454d20ce0072613000f80d86 (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectAbordagem Crítico-Superadorapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleEnsino do Handebol em aulas de Educação Física a partir da Abordagem Crítico Superadora nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Melina Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528998942273090pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2619661387228027pt_BR
dc.description.resumoO estudo propôs a formação, aplicação e análise do ensino do handebol em aulas de Educação Física a partir da abordagem crítico superadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de João Pessoa-PB. Teve como objetivo uma organização sistemática pedagógica para o ensino do handebol por meio da abordagem crítico-superadora. Afim disso, buscou a compreensão do nível de conhecimento dos discentes nesse esporte, o planejamento da proposta didática de intervenção e análise e discussão dos aspectos realizados na mediação do conteúdo. O presente estudo foi classificado como uma investigação qualitativa, transversal, categorizada em pesquisa participante, utilizando a técnica de análise de conteúdo. As aulas foram organizadas e sistematizadas em um plano de ensino e planos de aulas na disciplina de educação física para crianças do quarto ano do ensino fundamental, com a temática da modalidade esportiva do handebol. Como resultados a pesquisa colaborou com o ensino sistemático do handebol escolar, mas não apenas relacionado as habilidades técnicas, e sim com a busca de desenvolver uma compreensão crítica e reflexiva nos alunos, proporcionando valores sociais e inclusivos por meio do ensino didático a partir da abordagem crítico superadora. Assim, as aulas apresentaram um salto qualitativo no aprendizado dos discentes acerca da modalidade, como também, foram de forma significativa para contribuição do ensino do handebol da área escolar nessa perspectiva crítica para a promoção de um ambiente educacional mais abrangente e inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JAPF06062023.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons