Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Simone Franklin da-
dc.date.accessioned2024-10-16T14:11:46Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-10-16T14:11:46Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32197-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-16T14:11:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSFS02072024.pdf: 672919 bytes, checksum: 7540ef3c73122b25d8dd76ee3b0b7f2c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T14:11:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSFS02072024.pdf: 672919 bytes, checksum: 7540ef3c73122b25d8dd76ee3b0b7f2c (MD5) Previous issue date: 2024-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem da leiturapt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit da atenção/hiperatividadept_BR
dc.subjectDislexizpt_BR
dc.subjectAvaliação da leitura prosódicapt_BR
dc.titleContribuições da linguística e psicolinguística para uma prática satisfatória na leitura prosódica em sujeitos portadores de TDAH e dislexiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de-
dc.description.resumoO humano busca efetivamente o motivo da sua essência e existência, pois nossas potencialidades nos tornam capazes de perceber, sentir e expressar nossas palavras, sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que aprendemos conteúdos acadêmicos, que serão úteis ou não para a nossa vida cotidiana. Durante minhas vivências como educadora, pesquisadora e professora aprendente, pude perceber que o humano não é apenas um ser vivo composto por matéria orgânica, fragmentado em proteínas, lipídios, aminoácidos e sais minerais tampouco apenas existente em um contexto mental e psicológico. Porém, descubro que, por natureza adaptativa, o humano é humano em suas múltiplas dimensões do corpo físico, mental, social e espiritual. A nascente desta pesquisa vem um proposito fundamental de alcançar professores, pais e todos os responsáveis pelo processo de leitura prosódica dos alunos com necessidade especial deficitária na relação grafofônica, compreensão metafórica dentre outras, permitindo-se conhecer as dimensões e especificidade que o ser humano possui na teia complexa da vida, que é o aprendizado. A aprendizagem começa com o processo neuromaturacional e, portanto, o aprendizado escolar faz parte da evolução normal do ato de aprender. Na escola, muitas vezes, a criança, o adolescente e o adulto são discriminados e emocionalmente agredidos, pois não apresentam o desempenho escolar esperado; no entanto, o responsável por tal situação pode estar no ambiente que o envolve, e em outras situações também, como as dificuldades do próprio aprendente em não conseguir por apresentar uma limitação neurológica que lhe impede de ser e aprender como os demais. Assim, como objeto para esta descoberta, irar- se-á utilizar de aplicação de protocolo e teste de desempenho escolar, no qual estaremos observando e avaliando o nível de leitura prosódica, rastreio ocular, escrita espontânea, segmentação e ordem em crianças com transtorno por déficit de atenção e hiperatividade bem como a dislexia. Dito, essa pesquisa busca também entender, como esses processos acontece numa concepção neuronal e quais as contribuições que a neurociência pode oferece aos profissionais da educação, como processo de ensino, pratica e intervenções, 6 onde se buscará respostas com base na neurociência e psicolinguística que possa justificar esse comportamento no discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSFS02072024.pdf657,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons