Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Simone Franklin da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T14:11:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02 | - |
dc.date.available | 2024-10-16T14:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32197 | - |
dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-16T14:11:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSFS02072024.pdf: 672919 bytes, checksum: 7540ef3c73122b25d8dd76ee3b0b7f2c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-16T14:11:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSFS02072024.pdf: 672919 bytes, checksum: 7540ef3c73122b25d8dd76ee3b0b7f2c (MD5) Previous issue date: 2024-06-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit da atenção/hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Dislexiz | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da leitura prosódica | pt_BR |
dc.title | Contribuições da linguística e psicolinguística para uma prática satisfatória na leitura prosódica em sujeitos portadores de TDAH e dislexia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Henrique Miguel de Lima | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de | - |
dc.description.resumo | O humano busca efetivamente o motivo da sua essência e existência, pois nossas potencialidades nos tornam capazes de perceber, sentir e expressar nossas palavras, sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que aprendemos conteúdos acadêmicos, que serão úteis ou não para a nossa vida cotidiana. Durante minhas vivências como educadora, pesquisadora e professora aprendente, pude perceber que o humano não é apenas um ser vivo composto por matéria orgânica, fragmentado em proteínas, lipídios, aminoácidos e sais minerais tampouco apenas existente em um contexto mental e psicológico. Porém, descubro que, por natureza adaptativa, o humano é humano em suas múltiplas dimensões do corpo físico, mental, social e espiritual. A nascente desta pesquisa vem um proposito fundamental de alcançar professores, pais e todos os responsáveis pelo processo de leitura prosódica dos alunos com necessidade especial deficitária na relação grafofônica, compreensão metafórica dentre outras, permitindo-se conhecer as dimensões e especificidade que o ser humano possui na teia complexa da vida, que é o aprendizado. A aprendizagem começa com o processo neuromaturacional e, portanto, o aprendizado escolar faz parte da evolução normal do ato de aprender. Na escola, muitas vezes, a criança, o adolescente e o adulto são discriminados e emocionalmente agredidos, pois não apresentam o desempenho escolar esperado; no entanto, o responsável por tal situação pode estar no ambiente que o envolve, e em outras situações também, como as dificuldades do próprio aprendente em não conseguir por apresentar uma limitação neurológica que lhe impede de ser e aprender como os demais. Assim, como objeto para esta descoberta, irar- se-á utilizar de aplicação de protocolo e teste de desempenho escolar, no qual estaremos observando e avaliando o nível de leitura prosódica, rastreio ocular, escrita espontânea, segmentação e ordem em crianças com transtorno por déficit de atenção e hiperatividade bem como a dislexia. Dito, essa pesquisa busca também entender, como esses processos acontece numa concepção neuronal e quais as contribuições que a neurociência pode oferece aos profissionais da educação, como processo de ensino, pratica e intervenções, 6 onde se buscará respostas com base na neurociência e psicolinguística que possa justificar esse comportamento no discente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSFS02072024.pdf | 657,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons