Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rafaele Rocha dos-
dc.date.accessioned2024-10-16T14:50:43Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2024-10-16T14:50:43Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32198-
dc.description.abstractThe argumentative-expository writing is a skill that plays a central role in the National High School Exam (ENEM) 2022. Developing this writing skill constitutes an enhancement of communication abilities. In this context, our research aims to conduct an exploratory analysis of essays that received the highest scores in the National High School Exam (ENEM) in the year 2022, with a special focus on the analysis of argumentative-expository texts. The goal is to identify how the patterns, characteristics, strategies, elements, and competencies required by ENEM regulations are present in the essays. Our research is bibliographical and documentary analysis, with a qualitative, exploratory approach using a comparative method, where four essays from different states in the Northeast region were collected and analyzed. In conducting the analyses, the results emphasized the importance of students demonstrating balance and proficiency in utilizing both structural elements and content to achieve the maximum score in the ENEM essay, as it serves as an essential foundation for the improvement of argumentative writing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-16T14:50:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRS30112023.pdf: 511815 bytes, checksum: 70f2597013e1457c901a2c16d933faba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T14:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRS30112023.pdf: 511815 bytes, checksum: 70f2597013e1457c901a2c16d933faba (MD5) Previous issue date: 2023-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleAnálise de redações nota mil do ENEM 2022: a prática do texto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.contributor.advisor-co1Marques, Maria Aparecida Tavares-
dc.description.resumoA escrita dissertativa-argumentativa é uma habilidade que desempenha um papel central no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, compreendendo-se que desenvolver essa habilidade de escrita configura-se um aprimoramento da capacidade de comunicação. Nesse intercurso, a nossa pesquisa tem como objetivo realizar uma análise explorativa das redações que receberam a pontuação máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2022, com foco especial na análise do texto dissertativo-argumentativo, visando identificar como os padrões, as características, as estratégias, os elementos e competências exigidos nas normativas que regem o ENEM estão presentes na escrita das redações. A nossa pesquisa é bibliográfica de análise documental, com abordagem qualitativa, exploratória com método comparativo, onde foram coletadas e analisadas quatro redações de diferentes estados da região Nordeste: Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia. Ao realizarmos as análises, os resultados destacaram a importância de o estudante apresentar equilíbrio e proficiência na utilização tanto dos elementos estruturais quanto dos conteúdos para a obtenção da pontuação máxima na redação do ENEM, por se constituir como um alicerce essencial para o aprimoramento da escrita argumentativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRS30112023.pdf499,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons