Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria do Socorro Lima dos-
dc.date.accessioned2017-12-15T12:38:17Z-
dc.date.available2015-03-15-
dc.date.available2017-12-15T12:38:17Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3219-
dc.description.abstractThis study is a question much discussed already, reading, but an innovative approach by using concepts from discourse theory of Bakhtin and the Circle. This paper aims to understand the importance of reading in a dialogical perspective and contributions to the formation of a critical reader, reflecting on the reading practices and concepts that guide the ways of reading these subjects readers. Theoretically, we support you in the thought of Bakhtin / Volochínov (1981), Bakhtin (2003), Sobral (2009) and Fiorin (2006), which postulate the conception of language as a social practice, taking into account the subjects involved in the reading process as well as, their culture, their customs and the historicity in which they operate. We use also the thought of other theorists, facing the aspect of teaching, which showed the importance of reading, such as Almeida (2004 E2013), Zilberman (1993) and Ali (2003). The research is qualitative-interpretative, although we have valid on quantitative issues, as analyzed samples (questionnaires) of the corpus by this bias. The corpus under analysis was obtained through field and documentary research, with the application of a questionnaire, with the students volunteer in 9th grade at a public school in the city of João Pessoa - PB. The analysis reveals that a reading vision that corroborates the development of language teaching and learning is the result of a process of collective construction of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-15T12:38:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MSLS15032015.pdf: 746085 bytes, checksum: eb30e054f77913948bb5e7a851ef7222 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-15T12:38:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MSLS15032015.pdf: 746085 bytes, checksum: eb30e054f77913948bb5e7a851ef7222 (MD5) Previous issue date: 2015-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectDiscurso.pt_BR
dc.subjectInteração.pt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.titleA formação do sujeito leitor na perspectiva discursiva da linguagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Francelino, Pedro Farias-
dc.description.resumoEste estudo trata de uma questão já bastante discutida, a leitura, mas numa perspectiva inovadora, mediante uso de conceitos provenientes da teoria discursiva de Bakhtin e o Círculo. O presente trabalho objetiva compreender a importância da leitura em uma perspectiva dialógica e suas contribuições para a formação de um leitor crítico, refletindo sobre as práticas e concepções de leitura que norteiam os modos de ler desses sujeitos leitores. Teoricamente, apoiamo-nos no pensamento de Bakhtin/Volochínov (1981), Bakhtin (2003), Sobral (2009) e Fiorin (2006), que postulam a visão de linguagem como prática social, levando em consideração os sujeitos envolvidos no processo de leitura, bem como, sua cultura, seus costumes e a historicidade em que se inserem. Utilizamos, ainda, o pensamento de outros teóricos, voltados para o aspecto do ensino, os quais evidenciam a importância da leitura, tais como Almeida (2004 e2013), Zilberman (1993) e Antunes (2003). A pesquisa é qualitativo-interpretativista, embora tenhamos nos valido de questões quantitativas, uma vez que analisamos amostras (questionários) do corpus por esse viés. O corpus em análise foi obtido através de pesquisa de campo e documental, com a aplicação de um questionário, tendo como voluntários alunos do 9º ano de uma escola pública na cidade de João Pessoa – PB. As análises evidenciam que uma visão de leitura que corrobore no desenvolvimento de ensino e aprendizagem de linguagem é fruto de um processo de construção coletiva do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSLS15032015.pdf728,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons