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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGenuino, Elaine Milena Alves-
dc.date.accessioned2024-10-21T11:27:51Z-
dc.date.available2024-05-01-
dc.date.available2024-10-21T11:27:51Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32208-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the relationship between retirement and the mental health of university professors from public institutions who have retired from their classroom practices. To this end, qualitative research was conducted with fifteen retired university professors, using two instruments: a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. The content analysis method with thematic cuts was employed to analyze the material produced in the research. From this stage, three central categories were identified: I. Specificities of university teaching work; II. Experience of Retirement; and III. Retirement and health. Based on these categories, the articles composing this dissertation were produced, all theoretically grounded in the Psychodynamics of work. Thus, Article I aimed to characterize retired university professors' understandings of teaching work. Article II aimed to investigate the repercussions of retirement on the lives of university professors. And Article III aimed to identify how retired university professors understand the relationship between health and retirement. Overall, the results obtained in the studies indicate the factors present in retirement that can result in individuals' mental illness. Among the main elements are the lack of recognition in retirement, the impacts of this phase on individuals' identities, the context in which retirement was implemented, leisure due to the absence of work activity, gender issues and socially attributed roles to femininity, loss of social status provided by work, entering the aging phase, and lack of retirement planning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-21T11:27:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElaineMilenaAlvesGenuino_Dissert.pdf: 1225164 bytes, checksum: a3c2fe11685d213d02fa61f9177a1a95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-21T11:27:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElaineMilenaAlvesGenuino_Dissert.pdf: 1225164 bytes, checksum: a3c2fe11685d213d02fa61f9177a1a95 (MD5) Previous issue date: 2024-03-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde mental - Aposentadospt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectPsicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.subjectUniversity professorspt_BR
dc.subjectRetirementpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectPsychodynamics of workpt_BR
dc.titleDa liberdade à falta de reconhecimento : aposentadoria e saúde mental de professoras e professores universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo César Zambroni de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852028491893471pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615982467295537pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a aposentadoria e saúde mental de professores universitários, de instituições públicas, que se afastaram de suas práticas laborais em sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com quinze professores universitários aposentados, sob aplicação de dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Para análise do material produzido na pesquisa foi utilizada a análise de conteúdo com recortes por temas. A partir dessa etapa, foram identificadas três categorias centrais: I. Particularidades do trabalho docente universitário; II. A vivência da Aposentadoria; e III. Aposentadoria e saúde. Mediante essas categorias, foram produzidos os artigos que compõem esta dissertação, todos fundamentados teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho. Dessa forma, o artigo I objetivou caracterizar as compreensões de professores universitários aposentados acerca do trabalho docente. O artigo II teve como objetivo investigar as repercussões da aposentadoria na vida de professores universitários. E o artigo III teve como objetivo identificar como os professores universitários aposentados compreendem a relação entre saúde e aposentadoria. De modo geral, os resultados obtidos nos estudos sinalizam para os fatores que estão presentes na aposentadoria e que podem resultar no adoecimento mental dos indivíduos. Entre os principais elementos estão a falta de reconhecimento na aposentadoria, os impactos desta fase para a identidade dos indivíduos, o contexto que a aposentadoria foi efetivada, o ócio mediante a ausência de atividade de trabalho, as questões de gênero e os papeis socialmente atribuídos ao feminino, a perda dos status sociais – fornecido pelo trabalho, a entrada na fase de envelhecimento e a falta de planejamento para aposentadoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologia Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

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