Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Hosana Gouveia-
dc.date.accessioned2024-10-25T16:31:01Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-10-25T16:31:01Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32239-
dc.description.abstractThis dissertation aims to explore the aesthetic elements present in the literature developed by deaf women from the Northeast region. Through a qualitative and exploratory approach, we analyze selected literary works from these women in literary events in the Northeast, focusing on the aesthetic elements proposed by Sutton-Spence (2021). Our study delves into literary elements, the use of sign language, and the influence of deaf culture on their artistic expressions. The research is qualitative and exploratory, with Sutton-Spence (2021) as the theoretical and methodological framework concerning literary productions within deaf cultures. The corpus consists of three poems created by artists from Paraíba, presented in online literary events on the YouTube platform, in reference to Northeastern Day. The works respectively address the resistance of the Northeastern people; the routine of sertanejos amid the COVID-19 pandemic; and the character Maria Bonita. In the analyses, we identify the predominant presence of visual and imagistic elements, including classifiers, personifications, non-manual elements, metaphors, aesthetic spatial structures, multiple perspectives, repetition, rhythm, and rhyme. This investigation not only expands our understanding of the literary aesthetics of deaf Northeastern poets but also underscores the importance of recognizing and valuing the confluence of deaf and Northeastern culture. Consequently, by disseminating these findings, we hope to promote greater visibility and appreciation of deaf cultures in the Northeastern context, especially those of women.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-25T16:31:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HosanaGouveiaRamalho_Dissert.pdf: 2020916 bytes, checksum: 6ec85b2568d859fa0d6c6dd66f418bc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-25T16:31:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HosanaGouveiaRamalho_Dissert.pdf: 2020916 bytes, checksum: 6ec85b2568d859fa0d6c6dd66f418bc5 (MD5) Previous issue date: 2024-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectProdução literária - Mulheres surdaspt_BR
dc.subjectPoetisas surdas - Nordestept_BR
dc.subjectEstética literáriapt_BR
dc.subjectCultura surda - Nordestept_BR
dc.titleA estética literária na poesia de mulheres surdas nordestinaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Janaína Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1429930133319336pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870660169539804pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca explorar os elementos estéticos presentes na literatura desenvolvida por mulheres surdas da região nordeste. Através de uma abordagem qualitativa e exploratória, analisamos obras literárias selecionadas dessas mulheres em saraus literários nordestinos, centrando-nos nos elementos estéticos propostos por Sutton-Spence (2021). Nosso estudo se aprofunda nos elementos literários, no uso da língua de sinais e na influência da cultura surda em suas expressões artísticas. A pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, tendo como pressuposto teórico metodológico Sutton-Spence (2021) no tocante às produções literárias desenvolvidas no meio das culturas surdas. O corpus é composto por três poesias criadas por artistas paraibanas e que foram apresentadas em saraus literários exibidos online na plataforma Youtube, em referência ao Dia do Nordestino. As obras versam respectivamente sobre a resistência do povo Nordestino; a rotina dos sertanejos em meio a pandemia do covid-19; e a personagem Maria Bonita. Nas análises, identificamos a presença predominante de elementos visuais e imagéticos, a partir de classificadores, personificações, elementos não manuais, metáforas, estruturas espaciais estéticas, perspectivas múltiplas, repetição, ritmo e rima. Esta investigação não apenas amplia nosso entendimento sobre a estética literária das poetisas surdas nordestinas, mas também sublinha a importância de reconhecer e valorizar a confluência da cultura surda e nordestina. Consequentemente, ao divulgar essas descobertas, espera-se promover uma maior visibilidade e apreciação das culturas surdas no contexto nordestino, especialmente das mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HosanaGouveiaRamalho_Dissert.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HosanaGouveiaRamalho_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons