Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Quézia Priscila de Barros Silva-
dc.date.accessioned2024-10-29T10:15:32Z-
dc.date.available2024-04-10-
dc.date.available2024-10-29T10:15:32Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32241-
dc.description.abstractThis doctoral thesis stems from a qualitative investigation in the field of Music Education, aiming to comprehend the relationships between musicians' habitus and social representations of music in creative dynamics within a context of social vulnerability. The study utilized the Musical Creativities Workshop (MCW) as a verification instrument, developed through the establishment of bibliographic, epistemological, and methodological bridges, taking into account the specificities of the socioeducational context. These constructions highlight the importance of bridging musical creativity and social vulnerability, grounded in the assumption that democratizing significant and accessible musical experiences for everyone is intrinsically linked to the creative experiences of individuals in learning situations. Drawing on Pierre Bourdieu's field social habitus and Serge Moscovici's social representations, the thesis explores the "why" and "how" within theoretical assumptions and actions in the MCW. The term "musical creativities" (plural), proposed by Pamela Burnard, is adopted to address the multiplicity of creative experiences in music and their diverse manifestations in society. Methodologically, the study adopts a reflexive perspective, integrating techniques relevant to the research subject. In this specific case, it aligns with the socially critical research-action modality, merging it with educational research conducted at the Christian Educational Home (CEH) in the outskirts of Santa Rita – PB, involving children and adolescents aged 8 to 13. The results demonstrate that the comprehensive analysis of musicians' habitus and social representations of music in the specified context served as dispositional centers for musical creativities, expanding reflections on the theme of musical creativity in contexts of social vulnerability and suggesting new directions for future research in the field of music education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-29T10:15:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) QueziaPriscilaDeBarrosSilvaAmorim_Tese.pdf: 5232775 bytes, checksum: 3650e1d49ca336c33cc4146d475e96ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-29T10:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) QueziaPriscilaDeBarrosSilvaAmorim_Tese.pdf: 5232775 bytes, checksum: 3650e1d49ca336c33cc4146d475e96ac (MD5) Previous issue date: 2023-12-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriatividade musicalpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectHabitus - Músicopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectMusical creativitypt_BR
dc.subjectSocial vulnerabilitypt_BR
dc.subjectHabitus - Musicianpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.titleCriatividades musicais e suas manifestações em um contexto de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395370591412624pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é resultado de uma investigação qualitativa na área de Educação Musical que objetivou a compreensão das relações entre o habitus do músico e as representações sociais da música em dinâmicas criativas provenientes de um contexto de vulnerabilidade social, utilizando como instrumento de verificação a Oficina de Criatividades Musicais (OCM), desenvolvida ao longo da construção de pontes bibliográficas, epistemológicas e metodológicas contidas neste trabalho, considerando, também, particularidades do referido contexto socioeducativo. Essas construções apontam para a compreensão da importância da aproximação entre as temáticas de criatividade musical e vulnerabilidade social, a partir do pressuposto de que o ideal de democratização da experiência musical significativa e acessível a todos se encontra intrinsecamente ligado às vivências criativas de sujeitos em situação de aprendizagem. Fundamentando aspectos concernentes a essa, e outras aproximações, faço uso da conjugação entre as noções de habitus de campo social de Pierre Bourdieu e as representações sociais de Serge Moscovici, no intuito de relacionar o “por que” do “como” nos pressupostos teóricos e ações desenvolvidas na OCM, incluindo a análise do próprio habitus, na qualidade de professora-pesquisadora, admitindo o termo “criatividades musicais” (no plural), proposto por Pamela Burnard, no intuito de abordar multiplicidade de experiências criativas em música e suas diferentes manifestações na sociedade. Para a construção de pontes metodológicas, parto de uma perspectiva reflexiva, que buscou mobilizar técnicas consideradas pertinentes ao objeto de estudo, admitindo, neste caso específico, a aproximação da modalidade socialmente crítica da pesquisa-ação política à essa pesquisa-ação educacional desenvolvida no Lar Educativo Cristão (LEC) situado na periferia da cidade de Santa Rita – PB, junto a crianças e adolescentes com idades compreendidas entre 08 e 13 anos. Os resultados mostraram que a análise abrangente do habitus do músico e das representações sociais de música no referido contexto atuaram como centros disposicionais das criatividades musicais, ampliando, assim, reflexões sobre a temática da criatividade musical em contextos de vulnerabilidade social, sugerindo novos direcionamentos para pesquisas futuras no campo da educação musical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QueziaPriscilaDeBarrosSilvaAmorim_Tese.pdf5,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons