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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3224
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLÔBO, Rebecca Luiza de Figueiredo-
dc.date.accessioned2017-12-15T13:23:13Z-
dc.date.available2015-02-15-
dc.date.available2017-12-15T13:23:13Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3224-
dc.description.abstractThis paper studies the interaction between text-reader after structured mediation as the assumptions of the joint proposed by Santos (2009) between the Aesthetic Effect Theory and the Historical and Cultural Theory. From this perspective, the teacher’s role acts as moderator and guide in the deepening of the perception of literary reading, recognizing the act of reading as an emancipatory activity. The proposed study, therefore, brings important implications for the formation of literature teachers, especially regarding the elaboration of strategies for their teaching. In order to achieve the research objective, data collection consisted of requesting the participants of the meeting of the Literary Anthropology Program and Social Skills (PALHSE) for students of Portuguese Literature, to write their experience with the reading of the story “Boatos, apenas boatos”, written by Jennifer A. Trajano, considering the involvement of these students in the session previously mentioned. During the meeting, it was implemented the mediation in question, with the aid of the Social Skills Education and the vision of the Literary Anthropology. Based on the analysis of the reports produced by the participants, the activities suggested during the Session proved to be capable of activating the cognitive and emotional aspects of these readers, encouraging them to engage in the reading activity, which proved to be able to promote emancipation. Thus, it was observed the importance of the social and instrumental mediation in the constitution of the literary sense, because it is through it that we develop the abilities needed to decipher the fictional text and the world surrounding, formulating other possible worlds.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-15T13:23:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RLFL15022015.pdf: 421679 bytes, checksum: 9cde6f3ba8d9cf6c41fb0bb96b71d1e8 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectTeoria do Efeito Estéticopt_BR
dc.subjectTeoria do Efeito Estéticopt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectMediação social.pt_BR
dc.titleLiteratura numa perspectiva emancipadora: mediadores sociais e instrumentais como interfacept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carmen Sevilla Gonçalves-
dc.description.resumoO presente trabalho estuda a interação entre texto-leitor após mediação estruturada conforme os pressupostos da articulação proposta por Santos (2009) entre a Teoria do Efeito Estético e a Teoria Histórico-Cultural. Desse ponto de vista, o papel do professor funcionaria como o de moderador e guia no aprofundamento da percepção da leitura literária, reconhecendo o ato de ler como uma atividade emancipadora. O estudo proposto, portanto, nos traz importantes implicações para a formação de docentes de literatura, sobretudo, no que diz respeito à elaboração de estratégias para o seu ensino. No intuito de alcançar o objetivo da pesquisa, o recorte do corpus consistiu em solicitar aos participantes da Sessão do Programa de Antropologia Literária e Habilidades Sociais (PALHSE) para estudantes de Letras Português, redigirem sua experiência com a leitura do conto “Boatos, apenas boatos”, da autora Jennifer A. Trajano, considerando o envolvimento desses estudantes na supracitada Sessão. Nela, havia se implementado a mediação em pauta, com auxílio das Habilidades Sociais Educativas e a visão da Antropologia Literária. Com base na análise dos relatos produzidos pelos participantes, as atividades sugeridas durante a Sessão mostraram-se capazes de ativar os aspectos cognitivo e emocional desses leitores, estimulando-os a se engajarem na atividade de leitura, que confirmou ser capaz de promover emancipação. Observamos, assim, a importância da mediação social e instrumental na constituição do sentido literário, pois por meio dela desenvolvemos as habilidades necessárias para decifrarmos o texto ficcional e o mundo ao nosso redor, formulando outros mundos possíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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