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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Jessiane Bezerra-
dc.date.accessioned2024-10-30T14:52:11Z-
dc.date.available2024-10-29-
dc.date.available2024-10-30T14:52:11Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32258-
dc.description.abstractThe project to implement Specialized Educational Assistance (AEE) classes seeks to contribute and promote inclusive education for students with special educational needs (NEE), through the provision of spaces equipped with resources and specialized pedagogical assistance. Therefore, the following work entitled “Implementation of AEE Rooms in the City of Areia/Paraíba” Its general objective is to understand how Specialized Educational Service – AEE rooms are being implemented. The specific objectives were to: identify the regulations that implement AEE rooms in Areia; map where the AEE rooms are; identify the profile of professionals linked to the AEE; identify the profile supported by the AEE service; understand how AEE are being carried out. The research is characterized by a qualitative approach with an analytical descriptive nature, using the following data collection instruments: documentary study and interviews with a semi-structured script. In total, 8 education professionals were involved in the research. They are: the general coordinator of the AEE implementation project in the municipality, two pedagogical coordinators, two AEE teachers, a translator/interpreter, a psychologist and a Physical Education teacher. Through the data obtained in the research, it was possible to identify clear advances in AEE in the municipality, such as the creation of the Department of Special and Inclusive Education, the presentation of CAEE and the public competition that affected two AEE teachers in the municipality. However, there is still a need for improvements in the service offered, such as increasing the number of AEE teachers, providing services at CAEE, the availability of resources and adequate rooms.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-10-30T14:52:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JBG30102024 - MB302.pdf: 3316427 bytes, checksum: 3b65cf1444608f8584db5c6b7db8e23c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-30T14:52:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JBG30102024 - MB302.pdf: 3316427 bytes, checksum: 3b65cf1444608f8584db5c6b7db8e23c (MD5) Previous issue date: 2024-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleImplementação de salas de AEE na cidade de Areia/Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva-
dc.description.resumoO projeto de implementação de turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), busca contribuir e promover uma educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), a partir da disponibilização de espaços dotados de recursos e atendimento pedagógico especializado. Desse modo, o trabalho a seguir intitulado “Implementação das Salas de AEE na Cidade de Areia/Paraíba” tem como objetivo geral compreender como estão sendo implementadas as salas de Atendimento Educacional Especializados – AEE, como objetivos específicos buscou-se: identificar as normativas que implementam a salas de AEE em Areia; mapear onde estão as salas de AEE; identificar o perfil dos profissionais vinculados ao AEE; identificar o perfil atendimento pelo serviço de AEE; compreender como está sendo feito os AEE. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa de cunho descritivo analítico, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados: o estudo documental e entrevistas com roteiro semiestruturado. Ao todo foram 8 profissionais da educação envolvidos na pesquisa. Sendo eles: uma coordenadora geral do projeto de implantação do AEE no município, duas coordenadoras pedagógicas, duas professoras de AEE, um tradutor/intérprete, uma psicóloga e um professor de Educação Física. Através dos dados obtidos na pesquisa foi possível identificar claros avanços do AEE no município, tais como a criação do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, a inauguração do CAEE e a efetivação das duas professoras de AEE no município. Entretanto, observa-se ainda a necessidade de melhorias no serviço oferecido, como a ampliação do número de professoras de AEE, a efetivação dos atendimentos no CAEE, fornecimento de recursos e salas adequadaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundamentais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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