Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Sibelle Praxedes-
dc.date.accessioned2017-12-15T13:59:59Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.available2017-12-15T13:59:59Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3227-
dc.description.abstractnot available,.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-15T13:59:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SPP15082014.pdf: 7424624 bytes, checksum: cbc50bd8e693c4a7f60a9d23568e643b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-15T13:59:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SPP15082014.pdf: 7424624 bytes, checksum: cbc50bd8e693c4a7f60a9d23568e643b (MD5) Previous issue date: 2014-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectIndígena.pt_BR
dc.subjectImaginário.pt_BR
dc.subjectCultura - imagináriopt_BR
dc.titlePapa-Capim: a representação do indígena brasileiro nas histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega., Maria Bernardete da-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe analisar a construção da representação do indígena nas histórias em quadrinhos (HQ) das revistas da Maurício de Sousa Produções, com ênfase no personagem Papa-Capim e sua turma. Delimita como base os pressupostos teóricos formulados por Bhabha (2007), Brostolin; Cruz (2011), Campos (2013), Jobim (2002; 2008), Koch- Grünberg (2006), Larrosa (1994), Nelly Novaes Coelho (1991), Stuart Hall (1997; 2003; 2006), dentre outros. Constitui o corpus desta pesquisa a análise das revistas/almanaques do Chico Bento (nº 43, 72, 87, 345, 346 e 409) e de personagens da Turma da Mônica, como os almanaques do Cascão (nº 43 e 44), Cebolinha (nº 44) e Magali (nº 43), entre o período de 2000 e 2014. O gênero quadrinhos, sua linguagem e panorama histórico, bem como o lugar de Maurício de Sousa nessa conjuntura, suscita a retomada das categorias analíticas identidade, cultura, imaginário e representação social, engendradas na própria construção da narrativa da qual Papa-Capim e sua turma são protagonistas. À guisa de inferências finais, esta temática vem provocar um olhar crítico sobre a consolidação de um sistema de representação de identidades no contexto indígena brasileiro, por enfatizar as diversas formas pelas quais o índio no/do Brasil passou a ser representado nas HQ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SPP15082014.pdf7,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons