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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32288
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Ana Lívia Alves-
dc.date.accessioned2024-11-04T10:20:36Z-
dc.date.available2024-03-27-
dc.date.available2024-11-04T10:20:36Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32288-
dc.description.abstractStarting from contacts between two diverse discursive spaces, history and literature, this thesis aimed to understand the practices of being a man, which were experienced inside of a mill society, as they were created by the writer José Lins do Rego. By the end of the 19th century and in the first decades of the 20th century, Brazil's modernization process was noted through the increasing industrialization and urbanization processes, its abolition of slavery and in the establishment of its republic. In this shift period, when the spirit of modernity produced changes in many national aspects, the male sensibilities were also affected. In the character shaping of Carlos de Melo, José Lins do Rego aimed to express the emergence of a new masculinity profile on the sugarcane elites. In order to do this investigation, we use the following sources: three novels of the author and his memories, letters, diaries, interviews, besides the other novelists' testimonies and literary criticism about the author's work. In the methodology, we use concepts of culture history and dialogue with literary theory. We analyze narrative aspects such as the structuring stories starred by Carlos de Melo, the characterization of the agrarian sugar space and the characters that made part of them, and social relationships between bosses and employees. We noticed that the author articulated a relationship between the past and the future, weaving a meaning that could explain the decadence process of the patriarchal mandate structure from the practices of being a man of Carlos de Melo. He is a person between two worlds (the rural and the urban ones) and two temporalities (the past and the present).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-04T10:20:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaLíviaAlvesDias_Dissert.pdf: 997125 bytes, checksum: e5f3dc26794c797bfe1d1f8696c27c53 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectJosé Lins do Rego - Romance - Masculinidadept_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectJosé Lins do Rego - Romance - Masculinitypt_BR
dc.titleA escrita do tempo e a escrita da memória: processo histórico e masculinidade em José Lins do Rego (1924-1934)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Telma Cristina Delgado Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979993986534851pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0807735975359123pt_BR
dc.description.resumoA partir dos contatos entre dois campos discursivos diversos, História e Literatura, esta dissertação buscou compreender as práticas de ser homem vivenciadas no interior da sociedade de engenho, como foram concebidas e inventadas pelo escritor José Lins do Rego. Entre os anos finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX o processo de modernização do país se fez sentir pelo avanço da industrialização e urbanização, bem como no estabelecimento da República e pela Abolição. Nesse período de transição, em que o espírito da modernidade provocava mudanças em muitos aspectos nacionais, as sensibilidades masculinas também foram afetadas. Na composição da personagem Carlos de Melo, José Lins do Rego buscou exprimir a emergência de um novo perfil de masculinidade nas elites agrárias canavieiras. Utilizase como fonte para essa pesquisa os primeiros três romances do autor e seu livro de memórias, além de cartas, diários, entrevistas, depoimentos de outros romancistas e, seus ensaios de crítica literária. No aspecto metodológico, partimos de conceitos da História Cultural e do diálogo com a teoria literária. Analisamos elementos narrativos como a estruturação dos enredos que Carlos de Melo protagoniza, a caracterização do espaço agrário do engenho e das personagens que participam dele, bem como das relações sociais travadas entre patrões e empregados. Percebemos que o autor articulou a relação entre passado e presente, tecendo um sentido que explicasse o processo de decadência da estrutura de mando patriarcal, a partir das práticas de ser homem de Carlos de Melo – um sujeito entre dois mundos, o rural e o urbano, mas também entre duas temporalidades, o passado e o presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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