Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Bruna Rafaela de-
dc.date.accessioned2024-11-05T10:35:54Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-11-05T10:35:54Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32303-
dc.description.abstractIn this work, we address the contributions of William Shakespeare, one of the most famous exponents of Elizabethan drama, in the representation of the Egyptian queen Cleopatra VII in the play "Antony and Cleopatra," written in 1607. Drawing from the concepts of reception (JAUSS, 1994) and representation (CHARTIER, 1991), we perceive how the author imbues his writing with the issues of his time, encompassing the reading of texts from authors of the Greco-Roman classical antiquity for the subsequent construction of the representation of historical characters as components of his theatrical plays. With the transformations in 16th century England as a backdrop, we examine how changes in the political, religious, social, and cultural spheres provided a conducive environment for a new form of theater. Placing Cleopatra as the central character of our investigation, we utilize the concepts of power/powers (PERROT, 1992) to understand her roles portrayed in the play, based on her relationships with other characters, in order to comprehend the author's relevance in this construction. We also aim to provide an overview of how other artistic representations of Cleopatra are derived from Shakespeare's text and explore the possibilities of using the play as a source for teaching history.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-05T10:35:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunaRafaelaDeLima_Dissert.pdf: 2698468 bytes, checksum: be95c5da9ad12a3e577783905bea8275 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T10:35:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunaRafaelaDeLima_Dissert.pdf: 2698468 bytes, checksum: be95c5da9ad12a3e577783905bea8275 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória - Ensinopt_BR
dc.subjectCleópatra - Representaçõespt_BR
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616pt_BR
dc.subjectAntônio e Cleópatra (1607) - Peça teatralpt_BR
dc.subjectTeatro elizabetanopt_BR
dc.subjectHistory - Teachingpt_BR
dc.subjectCleopatra - Representationspt_BR
dc.subjectAntony and Cleopatra (1607) - Theatrical playpt_BR
dc.subjectElizabethan theaterpt_BR
dc.titleEntre antigos e modernos: representações de Cleópatra VII na peça “Antônio e Cleópatra”, de William Shakespeare, de 1607pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Guilherme Queiroz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229914435515514pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7785561887303699pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, abordamos as contribuições de William Shakespeare, um dos mais famosos expoentes da dramaturgia elisabetana, na representação feita sobre a rainha egípcia Cleópatra VII, na peça Antônio e Cleópatra, de 1607. A partir dos conceitos de recepção (JAUSS, 1994) e representação (CHARTIER, 1991), percebemos como o autor imprime em sua escrita as questões de sua época, no movimento que compreende a leitura de textos de autores da antiguidade clássica greco-romana para a posterior construção da representação de personagens históricos enquanto componentes de suas peças teatrais. Tendo as transformações ocorridas na Inglaterra do século XVI como plano de fundo, problematizamos como as mudanças nas esferas política, religiosa, social e cultural proporcionaram um ambiente propício para uma nova forma de fazer teatro. Colocando Cleópatra como personagem central de nossa investigação, utilizamos os conceitos de poder/poderes (PERROT, 1992) a fim de compreender seus papeis retratados na peça, a partir de suas relações com os demais personagens, a fim de também compreender a relevância do autor nessa construção. Buscamos também fazer um apanhado de como outras representações artísticas de Cleópatra são feitas a partir do texto de Shakespeare e quais as possibilidades de utilização da peça enquanto fonte para o ensino de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaRafaelaDeLima_Dissert.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons