Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHonorato, Vanessa Falcão Saturnino.-
dc.date.accessioned2017-12-18T11:25:12Z-
dc.date.available2015-03-04-
dc.date.available2017-12-18T11:25:12Z-
dc.date.issued2015-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3230-
dc.description.abstractThis paper’s general objective is analyzing the visual materiality of graffiti aiming to study its meaning production of quotidian discourse, which circulates on João Pessoa’s city urban space. Therefore, we are discussing matters that involve sense, meaning, power, memory and identity. We verify in our corpus that symbols repetition is often recurrent on collected graffiti, as Church presence (representing the catholic religion, which is very outstanding in our culture), Cordel characters, the cashew fruit (it is a fruit present on Brazilian’s Northwest regarding to its favorable climate) and rollicking characters such as Boi-de-Reis. It lead us to investigate discursive memory and cultural identity as well as discuss power relations and resilience that go by graffiti practice. This research central question is: The repetition of identitary symbols, which are referring to Northwest’s cultural tradition, can secure an identity in “modern liquid” times (graffiti is a modern art, urban, and several times ephemerons) or is there a new meaning of social memory on urban space? We will try to prove the redefinition of social memory with the use of these graffiti. This paper corpus is made of twenty graffiti pieces that has been photographed in João Pessoa city between 2010 and 2014, for complementing it, we are using touristic and cultural Northwest’s flyers, whose symbols are similar to those found on graffiti. Ours analysis are based on Discourse Analysis interfaced with Cultural Studies theorists (Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward) and the sociologist Zigmunt Bauman.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-18T11:25:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VFSH04032015.pdf: 1997569 bytes, checksum: e9bdddfe8bbab9c6c57b2aec72456068 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T11:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VFSH04032015.pdf: 1997569 bytes, checksum: e9bdddfe8bbab9c6c57b2aec72456068 (MD5) Previous issue date: 2015-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGrafite - espaço urbano - João Pessoa-PB.pt_BR
dc.subjectMemória discursivapt_BR
dc.subjectIdentidade.pt_BR
dc.titleMemória e identidade no discurso do graffiti no espaço urbano de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Regina Baracuhy-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar a materialidade visual dos grafites, com o fim de estudarmos a produção de sentidos desse discurso do cotidiano, que circula no espaço urbano da cidade de João Pessoa. Para tanto, discutiremos questões que envolvem sentido, sujeito, poder, memória e identidade. Verificamos que a repetição de símbolos é bastante recorrente no nosso corpus, como a presença da Igreja (representando a religião católica, que é marcante em nossa cultura), personagens do Cordel, o caju (uma fruta bastante presente no nordeste por conta do clima favorável) e personagens de folguedos como o Boide- Reis nos grafites coletados. Isso nos levou a investigar sobre memória discursiva e identidade cultural, bem como a discutir as relações de poder e resistência que perpassam a prática do grafite. Será que a repetição de símbolos identitários, que remetem à tradição cultural nordestina, consegue fixar uma identidade em tempos de “modernidade líquida” (o grafite é uma arte moderna, urbana, muitas vezes efêmera) ou há uma ressignificação da memória social no espaço urbano? Eis o nosso problema de pesquisa. Tentaremos comprovar a ressignificação da memória social com o uso desses grafites. O corpus desse trabalho é constituído por vinte grafites que foram fotografados na cidade de João Pessoa entre 2010 e 2014. Para dialogar com o corpus, utilizaremos folhetos de propagandas turísticas e culturais do Nordeste, por percebermos a mesma repetição dos símbolos encontrados nos grafites. Nossas análises se ancoram na teoria da Análise do Discurso em interface com os teóricos dos Estudos Culturais (Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward) e o sociólogo Zygmunt Bauman.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VFSH04032015.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons