Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dayvison Felix da-
dc.date.accessioned2024-11-05T14:53:23Z-
dc.date.available2024-11-05T14:53:23Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32321-
dc.description.abstractUnderstanding the importance of financial education has become crucial in a global context where individuals and societies face complex challenges related to managing financial resources. In Brazil, the topic gains even more relevance in the face of alarming evidence of a low level of financial competence, as demonstrated by research such as PISA and S&P Ratings Services. The lack of financial education since childhood has generated significant consequences, such as the high rate of debt and default, as indicated by PEIC. In this context, the work aimed to understand the perception of higher education students in Paraíba about the need to make the teaching of financial education mandatory in schools. The specific objectives include understanding students' perception of the role of the state government in promoting financial education, the challenges in relation to the search for financial education in the country, verifying whether existing government initiatives are sufficient in the interviewees' view and evaluating the perception of students about mandatory financial education. For this, a questionnaire was carried out divided into 3 blocks – having 14 multiple choice and short answer questions, in which 83 responses were collected, from graduates of 29 different degrees. The research shows that most of the interviewees did not have access to financial education when they were in school and that even though they understand that the topic is “extremely important” in schools, they consider that their levels of personal financial literacy are “Bad”, thus having a mismatch between the perception of the topic and its applicability to everyday life in the interviewees. Therefore, it is concluded that even with the Federal Government's initiatives, such as the ENEF week, undergraduate students in the state of Paraíba do not believe that enough is being done to promote Financial Education in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-11-04T13:58:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFS04112024.pdf: 569388 bytes, checksum: 5cb91c5598ec8aaf6c7aa930cf745266 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-11-05T14:53:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFS04112024.pdf: 569388 bytes, checksum: 5cb91c5598ec8aaf6c7aa930cf745266 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T14:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFS04112024.pdf: 569388 bytes, checksum: 5cb91c5598ec8aaf6c7aa930cf745266 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectAlfabetização Financeirapt_BR
dc.subjectIniciativas educacionaispt_BR
dc.titleNecessidade da obrigatoriedade do ensino financeiro nas escolas na percepção dos estudantes de graduação da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Filipe Coelho de Lima-
dc.description.resumoCompreender a importância da educação financeira tornou-se crucial em um contexto global onde indivíduos e sociedades enfrentam desafios complexos relacionados ao gerenciamento de recursos financeiros. No Brasil, o tema ganha ainda mais relevância diante de evidências alarmantes de baixo nível de competência financeira, como demonstrado por pesquisas como o PISA e a S&P Ratings Services. A ausência de educação financeira desde a infância tem gerado consequências significativas, como o elevado índice de endividamento e inadimplência, conforme indicado pela PEIC. Nesse contexto, o trabalho teve por objetivo compreender a percepção dos estudantes do ensino superior da Paraíba sobre as necessidades de tornar obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas. Os objetivos específicos incluem compreender a percepção dos estudantes sobre o papel do governo estadual na promoção da educação financeira, os desafios em relação à busca por educação financeira no país, verificar se iniciativas governamentais existentes estão sendo suficientes na visão dos entrevistados e avaliar a percepção dos estudantes sobre a obrigatoriedade do ensino financeiro. Para isto, foi realizado um questionário dividido em 3 blocos – possuindo 14 questões dos tipos de múltipla escolha e resposta curta, no qual foram recolhidas 83 respostas, sendo de graduandos de 29 graduações diferentes. A pesquisa evidencia que a maior parte dos entrevistados não tiveram acesso a educação financeira na época da escola e que mesmo entendendo que o tema é “extremamente importante” nas escolas, consideram que seus níveis de alfabetização financeira pessoal são “Ruins”, havendo assim, um descasamento entre a percepção do tema com a aplicabilidade no cotidiano nos entrevistados. Desta forma, conclui-se que mesmo com as iniciativas do Governo Federal, como a semana ENEF, os estudantes de graduação do estado da Paraíba não acreditam que esteja sendo feito o suficiente para promover a Educação Financeira no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFS04112024.pdf556,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons