Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eyttor Alberto da-
dc.date.accessioned2024-11-05T15:03:14Z-
dc.date.available2024-11-05T15:03:14Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32324-
dc.description.abstractAs inter-organizational relations in organizations are a very current topic in the business environment, as this practice of sharing relevant management information has become common among the parties involved, with the use of accounting tools to efficiently manage the methods in a safe and eligible manner. . This research aimed to characterize the general perception of suppliers in an automobile supply chain regarding the practice of open book accounting. It is characterized as a descriptive research, with a predominance of the quantitative aspect, using survey research, with the application of a questionnaire online to collect data. The link to access the questionnaire was sent by email, resulting in 17 completed and valid questionnaires, representing 56.67% of the suppliers of the automotive hub trained. The results indicate that there is clear evidence about the application of Open Book Accounting in the interviewees' businesses, applied at the request of the client (a large, multinational automotive manufacturer), in a contractual manner, where those involved are obliged to share information about permission and requested to continue the operation, under penalty of breach of contract in cases of recurring non-compliance. The main results also demonstrated that the suppliers surveyed noticed the strong practice of sharing information in their day-to-day business, enjoying its advantages and benefits. Thus, the research aims to contribute to the interorganizational accounting literature, providing a study carried out in automobile industries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-11-04T16:34:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EAS04112024.pdf: 1225582 bytes, checksum: df3797a6f9a3eb9b84584ce5ea598634 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-11-05T15:03:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EAS04112024.pdf: 1225582 bytes, checksum: df3797a6f9a3eb9b84584ce5ea598634 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T15:03:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EAS04112024.pdf: 1225582 bytes, checksum: df3797a6f9a3eb9b84584ce5ea598634 (MD5) Previous issue date: 2024-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCadeia de suprimentos automotivapt_BR
dc.subjectCompartilhamento de informaçõespt_BR
dc.subjectOpen book accountingpt_BR
dc.titleCompartilhamento de informações nas relações interorganizacionais: uma percepção da cadeia de suprimento automotiva sobre a prática do open book accountingpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Karla Katiuscia Nóbrega de-
dc.description.resumoAs relações interorganizacionais nas organizações é um tema bem atual no ambiente de negócios, pois essa prática de compartilhar informações gerenciais relevantes vem se tornando habitual entre as partes envolvidas, tendo a utilização de ferramentas da contabilidade para gerir eficientemente os empreendimentos de forma segura e elegível. Esta pesquisa teve por objetivo geral caracterizar a percepção dos fornecedores de uma cadeia de suprimento automobilística quanto à prática do open book accounting. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com predomínio do aspecto quantitativo, utilizando-se da pesquisa de levantamento ou survey, com a realização da aplicação de um questionário de forma online para coleta dos dados. O link para acesso ao questionário foi enviado por e-mail, obtendo-se 17 questionários respondidos e válidos, que representam 56,67% dos fornecedores do polo automotivo estudado. Os resultados apontam que há claras evidências sobre a aplicação do Open Book Accounting nos negócios dos respondentes, aplicada por exigência do cliente (uma montadora automotiva multinacional, de grande porte), de forma contratual, onde os envolvidos têm por obrigação o compartilhamento de informações necessárias e solicitadas para que sigam em operação, sob pena de rompimento do contrato em casos de descumprimentos recorrentes. Os principais resultados também mostraram que os fornecedores pesquisados percebem no dia a dia dos negócios a forte prática do compartilhamento de informações, gozando de suas vantagens e desvantagens. Assim, a pesquisa visa contribuir com a literatura da contabilidade interorganizacional, fornecendo um estudo realizado em indústrias automobilísticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAS04112024.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons