Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Flávia Silva dos-
dc.date.accessioned2024-11-05T15:15:28Z-
dc.date.available2024-11-05T15:15:28Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32327-
dc.description.abstractThe main objective of the study was to analyze how the process of implementing the Digital Bookkeeping System for Tax, Social Security and Labor Obligations (eSocial) and the Digital Tax Bookkeeping of Withholdings and Other Tax Information (EFD- Reinf) took place in the public sector, whose object of the study was the Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC). In terms of its approach, the research methodology was characterized as qualitative, in terms of its objectives, descriptive, and in terms of the procedures used, a case study and a survey. Data was collected through semi-structured interviews and closed questionnaires applied to those responsible for sending FUNESC information. The results showed that the systems were implemented gradually, while eSocial was implemented with some difficulty, due to the complexity of the system, EFD-Reinf was implemented without difficulty. Users have adapted to the new demands, as well as noticing improvements in issues related to speeding up the provision of information, reducing errors and reducing the redundancy of information provided in different government transmission systems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-11-05T14:20:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FSS05112024.pdf: 888323 bytes, checksum: ac87ae24c33e7ab40ba46819a993bfb0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-11-05T15:15:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FSS05112024.pdf: 888323 bytes, checksum: ac87ae24c33e7ab40ba46819a993bfb0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T15:15:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FSS05112024.pdf: 888323 bytes, checksum: ac87ae24c33e7ab40ba46819a993bfb0 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema Público de Escrituração Digital (SPED)pt_BR
dc.subjecteSocialpt_BR
dc.subjectEFD-Reinfpt_BR
dc.subjectSetor Públicopt_BR
dc.subjectProcesso de implantação de sistemaspt_BR
dc.subjectFundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC)pt_BR
dc.titleProcesso de implantação do eSocial e EFD-Reinf no setor público: o caso da Fundação Espaço Cultural da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Echternacht, Tiago Henrique de Souza-
dc.description.resumoO estudo teve como principal objetivo analisar como ocorreu o processo de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) no setor público, cujo objeto de estudo foi a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC). A metodologia da pesquisa quanto à sua abordagem caracterizou-se como qualitativa, quanto aos seus objetivos, descritiva, e quanto aos procedimentos utilizados, estudo de caso e levantamento tipo survey. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas e questionários fechados aplicados aos responsáveis pelo envios das informações da FUNESC. Os resultados obtidos mostraram que a implantação dos sistemas ocorreu de forma gradativa, enquanto o eSocial foi implantando com certa dificuldade, devido a complexidade do sistema, a EFD-Reinf foi implantada sem dificuldades. Os usuários se adequaram às novas demandas, bem como perceberam melhorias em questões relacionadas a agilidade na prestação das informações, diminuição de erros e redução da redundância de informações prestadas em diferentes sistemas de transmissão ao Governo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSS05112024.pdf867,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons