Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Vitória Maria Bino de.-
dc.date.accessioned2017-12-18T12:22:30Z-
dc.date.available2014-06-15-
dc.date.available2017-12-18T12:22:30Z-
dc.date.issued2014-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3232-
dc.description.abstractThis paper aims to understand the concepts of language that subordinate the pedagogical do two Portuguese-speaking teachers in high school and the implications for the construction of linguistic knowledge. Situate the three main concepts of language, the first is based as an expression of thought advocated by early studies of normative grammar the second relies on the perspective tool for communication and the third design based on dialogic theory of Bakhtin / Voloshinov (1981) to see language as interaction. The methodology consists of classroom observations and semi-structured interviews with teachers and students. The study points out that the language designed by teachers participating in the research refers to two views. The teacher understands the language expressed primarily from a set of rules or language as a system. Thus, in their teaching, the language acquires an abstract role, representing a set of elements to be decoded, prioritizing systemic and normative study of language. But Professor B conceives of language as a phenomenon of interaction and meaning construction. It rests on the conception of language that works the dialogic nature of language that goes from the interaction, to working with genres. We found that teachers are aware of the different roles and different theoretical positions that make up the language to reflect on their practice and implement an overhaul of the dialogic approach to content. This view of language may corroborate to a change in the teaching and learning process of the language, in order that it can be treated as the result of a process of joint construction, and not as a finished product and finished.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-18T12:22:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VMBS14062014.pdf: 1129363 bytes, checksum: 2234b52cd600220ea01872046b2df830 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T12:22:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VMBS14062014.pdf: 1129363 bytes, checksum: 2234b52cd600220ea01872046b2df830 (MD5) Previous issue date: 2014-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLinguagem.pt_BR
dc.subjectInteração.pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA concepção de linguagem do professor de ensino médio na sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida., Maria de Fátima-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva compreender as concepções de linguagem que subordinam o fazer pedagógico de dois professores de língua portuguesa no ensino médio e as implicações para a construção do conhecimento linguístico. Situamos as três principais concepções de linguagem, a primeira fundamenta-se como expressão do pensamento defendida pelos estudos iniciais da gramática normativa, a segunda apoia-se na perspectiva de instrumento de comunicação e a terceira concepção baseada na teoria dialógica de Bakhtin/Volochinov(1981) que ver a linguagem como interação. A metodologia utilizada é composta por observações em sala de aula e por entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos. O estudo aponta que a linguagem concebida, pelos professores participantes da pesquisa refere-se a duas visões. O professor A compreende a linguagem essencialmente expressada a partir de um conjunto de regras ou a língua como um sistema. Assim, em sua prática pedagógica, a língua adquire um papel abstrato, representando um conjunto de elementos a serem decodificados, priorizando o estudo sistêmico e normativo da língua. Já o professor B concebe a linguagem como fenômeno de interação e construção de sentidos. Ele sustenta-se na concepção de linguagem que trabalha a natureza dialógica da linguagem que vai desde a interação, até o trabalho com gêneros. Verificamos que os professores, conscientes dos distintos papéis e das diferentes posturas teóricas que compõem a linguagem reflitam sobre a sua prática pedagógica e implementem uma reformulação de caráter dialógico na abordagem dos conteúdos. Essa visão de linguagem poderá corroborar para uma mudança no processo de ensino e aprendizagem da língua, com a finalidade de que esta possa ser tratada como fruto de um processo de construção conjunta, e não como um produto pronto e acabado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMBS14062014.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons