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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32330
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Thays Maria de Sousa-
dc.date.accessioned2024-11-06T10:18:15Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-06T10:18:15Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32330-
dc.description.abstractThe present work makes a comparative analysis of the two processes of initial teacher training, the Pedagogical Residency Program (PRP) and the Supervised Internships, evidenced by the undergraduates of the Biological Sciences course at the Center for Agrarian Sciences/Campus II of the Federal University of Paraíba (UFPB). By verifying the differences in the practical referrals of the Supervised Internships and the PRP, it was possible to observe the importance of both experiences, however, each with its own particularities. Analyzing and comparing teacher training processes requires care to argue each process. In this sense, the objectives of this work are to highlight the differences, differences and referrals of each process of initial teacher training. By seeking to analyze the experiences, planning, direction of activities and quality of the process, we will make comparisons, not to stigmatize processes, but to highlight the directions of pedagogical practice of each formative space. The methodology was a qualitative, comparative, bibliographic and autobiographical research by the participants, using records of 6 (six) undergraduate students of the Biological Sciences course at UFPB. As a selection criterion, students who attended any of the four Supervised Internships and who were residents of the PRP were selected, by adhesion. The results obtained through the autobiographical analyses indicate that both formative models are important, however, the PRP offers a more comprehensive range of experiences and experiences, in relation to the Supervised Internships. In this context, it is evident the need to offer teaching students teacher training where they have time and quality educational practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-11-06T10:18:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TMSM06112024 - MB303.pdf: 963891 bytes, checksum: b88fdf1293bce4ea96e301ac1484ebba (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectProgramaspt_BR
dc.titleSignificações da formação docente: uma análise das experiências formativas entre o programa residência pedagógica e os estágios supervisionadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albino, Ângela Cristina Alves-
dc.description.resumoO presente trabalho, faz uma análise comparativa sobre os dois processos de formação inicial docente, o Programa Residência Pedagógica (PRP) e os Estágios Supervisionados, evidenciados pelos licenciandos do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias/Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao verificar as diferenças nos encaminhamentos práticos dos Estágios Supervisionados e o PRP, foi possível observar a importância de ambas as experiências, porém, cada uma com suas particularidades. Analisar e comparar processos de formação docente, exige um cuidado para argumentar cada processo. Nesse sentido, tem-se como objetivos deste trabalho destacar os encaminhamentos de cada processo de formação inicial docente de forma comparativa. Ao buscar analisar as vivências, experiências, planejamento, direcionamento das atividades e qualidade do processo, farei uma análise das experiências formativas, não para estigmatizar processos, mas para evidenciar os encaminhamentos de prática pedagógica de cada espaço formativo. A metodologia se tratou de uma pesquisa qualitativa, comparativa, de cunho bibliográfico e autobiográfico pelos participantes, utilizando-se de registros de 6 (seis) licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFPB. Como critério de seleção, foram selecionados, por adesão, os estudantes que cursaram qualquer um dos quatros Estágio Supervisionado e que foram residentes no PRP. Os resultados obtidos por meio das análises autobiográficas apontam que ambos os modelos formativos são importantes, porém, o PRP oferece um leque de vivências e experiências mais abrangente, em relação aos Estágios Supervisionados. Nesse contexto, é evidente a necessidade de oferecer para estudantes da licenciatura formações docentes onde tenha tempo e práticas educacionais de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundamentais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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