Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Marcos Vinícius Pereira da-
dc.date.accessioned2024-11-06T10:30:16Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-06T10:30:16Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32331-
dc.description.abstractFor years, youth and adult education (EJA) in Brazil has been consolidated as an Inclusion Policy for the economically disadvantaged and is guaranteed by the Federal Constitution (1988) and the National Education Guidelines and Bases Law (1996). This work aimed to identify and understand the importance of education for young people and adults in the lives of rural farmers in a community in the municipality of Areia, state of Paraíba. The research was characterized by a qualitative approach, with an analytical descriptive nature, with participants being 8 EJA students, in the rural area of the municipality of Areia, state of Paraíba, and was carried out between January 1st and February 29th, 2024. As an instrument In the research, an interview with a semi-structured script was used, with the data transcribed and organized into thematic axes, as follows: a) Motivation; b) Reasons for not completing studies at an appropriate age; c) Difficulties in the schooling process; d) Social relationships: teacher/student and between student/student, which were analyzed and organized in light of Bardin (1979).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-11-06T10:30:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MVPC06112024 - MB304.pdf: 1481368 bytes, checksum: 96df076e38b165bed8eda099bf63d437 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T10:30:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MVPC06112024 - MB304.pdf: 1481368 bytes, checksum: 96df076e38b165bed8eda099bf63d437 (MD5) Previous issue date: 2024-10-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.titleA importância da educação de jovens e adultos para agricultores familiares de uma comunidade rural de Areia - Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva-
dc.description.resumoA educação de jovens e adultos (EJA) há anos, no Brasil, tem se consolidado como uma Política de Inclusão para os menos favorecidos economicamente e está assegurada pela Constituição Federal (1988) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (1996). Este trabalho teve por objetivo identificar e compreender sobre a importância da educação de jovens e adultos na vida de agricultores rurais de uma comunidade no município de Areia, estado da Paraíba. A pesquisa caracterizou-se de abordagem qualitativa, de cunho descritivo analítico, tendo como participantes 8 estudantes da EJA, na zona rural do munícipio de Areia, estado da Paraíba, e a coleta de dados foi desenvolvida entre 1 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista com roteiro semiestruturado, sendo os dados transcritos e organizados em eixos temáticos, os quais são: a) motivação; b) razões de não conclusão de estudos em idade apropriada; c) dificuldades no processo de escolarização; d) relações sociais: professor/aluno e entre aluno/aluno, os quais foram analisados e organizados à luz de Bardin (1979).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundamentais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVPC06112024 - MB304.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons