Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Luís Henrique de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T21:19:37Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T21:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32338 | - |
dc.description.abstract | This article presents research with the objective of identifying the influence of principals' leadership styles on school management in public and private education units in the city of Mamanguape/PB. The study is quantitative and descriptive, based on leadership styles and school management and collecting data through a questionnaire together with the principals of the participating schools. The analysis technique used was descriptive statistics, obtaining as results the collaboration with the directors' self-knowledge about their own performance in relation to their leadership style in order to improve school management in the face of a comparison of leadership styles, predominant, democratic in collaborative environment spaces for learning and encouraging communication for more efficient management practices. Thus, it is possible to conclude that leadership styles have an important relevance in the school environment, directly impacting the organizational climate and student performance. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2024-11-06T21:19:37Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LuisHenriquedeBarrosSousa _ARTIGO.pdf: 279224 bytes, checksum: 73f834fc08f49e388b64e6051903bbb9 (MD5) LuísHenriquedeBarrosSousa_TERMO.pdf: 124132 bytes, checksum: c62be3c900cee43f1b3a92ff30dae032 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-06T21:19:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LuisHenriquedeBarrosSousa _ARTIGO.pdf: 279224 bytes, checksum: 73f834fc08f49e388b64e6051903bbb9 (MD5) LuísHenriquedeBarrosSousa_TERMO.pdf: 124132 bytes, checksum: c62be3c900cee43f1b3a92ff30dae032 (MD5) Previous issue date: 2024-10-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | A influência dos estilos de liderança na gestão escolar: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas de Mamanguape - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estilo de liderança | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | A influência dos estilos de liderança na gestão escolar: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas de Mamanguape - PB | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma pesquisa com o objetivo de identificar a influência dos estilos de liderança de diretores na gestão escolar de unidades de ensino públicas e privadas na cidade de Mamanguape/PB. O estudo é de cunho quantitativo e descritivo, fundamentando-se pelos estilos de liderança e a gestão escolar e coletando os dados por meio de questionário juntamente com os diretores das escolas participantes. A técnica de análise utilizada foi a estatística descritiva, obtendo como resultados a colaboração com o autoconhecimento dos diretores sobre a própria atuação diante do seu estilo de liderança a fim de melhorar a gestão escolar diante, um comparativo dos estilos de liderança, predominante, democrático em espaços de ambiente colaborativo para aprendizagem e estímulo à comunicação para práticas de gestão mais eficientes. Assim, é possível concluir que os estilos de liderança apresentam uma importante relevância no ambiente escolar, impactando diretamente no clima organizacional e no desempenho dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LuisHenriquedeBarrosSousa _ARTIGO.pdf | ARTIGO | 272,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
LuísHenriquedeBarrosSousa_TERMO.pdf | TERMO | 121,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons