Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jeferson Soares de Lima-
dc.date.accessioned2024-11-07T20:53:10Z-
dc.date.available2024-11-07T20:53:10Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32352-
dc.description.abstractCompetencies are increasingly attracting the interest of researchers due to new market transformations, particularly concerning the changes brought by Industries 4.0 and 5.0. Therefore, the aim of this study is to connect the competencies identified by graduates of the Business Administration program at the Federal University of Paraíba, Campus IV, with those listed in its pedagogical course plan (PPC) and the characteristics of Industries 4.0 and 5.0. To achieve this, the study employs a qualitative and descriptive approach, utilizing a semi-structured interview guide with graduates of the Business Administration program, the target entity of the research. Discourse analysis was used to understand the results obtained. The findings indicate a greater development of soft skills, particularly the ability to learn how to learn, interpersonal relationship skills, and entrepreneurial capability. Meanwhile, hard skills, although conceptually welladdressed, were not practically explored during the training, becoming one of the main factors hindering their full development by graduates. The conclusion suggests that the competencies developed throughout the training process align not only with what is proposed by the PPC but also with the characteristics described in Industries 4.0 and 5.0.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2024-11-07T20:53:10Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JefersonSoaresdeLimaSilva_ARTIGO.pdf: 554620 bytes, checksum: c2bbb313c3e1abcbdc9ba488aa61410e (MD5) JefersonSoaresdeLimaSilva_Termo.pdf: 239180 bytes, checksum: b6aaaf0725be3d62c2278e5e0d9dc9cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-07T20:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JefersonSoaresdeLimaSilva_ARTIGO.pdf: 554620 bytes, checksum: c2bbb313c3e1abcbdc9ba488aa61410e (MD5) JefersonSoaresdeLimaSilva_Termo.pdf: 239180 bytes, checksum: b6aaaf0725be3d62c2278e5e0d9dc9cc (MD5) Previous issue date: 2024-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofO olhar de egressos de administração do Campus IV/UFPB sobrea relação entre competências do projeto pedagógico do curso e características das indústrias 4.0 e 5.0pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectPPCpt_BR
dc.subjectIndústria 4.0 e Indústria 5.0pt_BR
dc.titleO olhar de egressos de administração do Campus IV/UFPB sobrea relação entre competências do projeto pedagógico do curso e características das indústrias 4.0 e 5.0pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoAs competências estão, cada vez mais, atraindo interesse dos pesquisadores devido novas transformações do mercado, sobretudo quanto às mudanças trazidas pelas indústrias 4.0 e 5.0. Desse modo, o objetivo deste trabalho é relacionar as competências percebidas por egressos do curso de administração da Universidade Federal da Paraíba/campus IV com as competências elencadas em seu projeto pedagógico do curso (PPC) e características das indústrias 4.0 e 5.0. Para isso, o estudo é de cunho qualitativo e descritivo, adotando-se o roteiro de entrevista semiestruturado junto aos egressos do curso de administração, da entidade alvo da pesquisa. Utilizou-se da análise de discurso para compreensão dos resultados alcançados. Dessa forma, os resultados apontam que houve um maior desenvolvimento das soft skills, principalmente a capacidade de aprender a aprender, a capacidade de relacionamento interpessoal e a capacidade empreendedora. Enquanto que, as hard skills, apesar de terem sido bem trabalhadas na esfera conceitual, não foram exploradas de forma prática durante a formação, tornando-se um dos principais fatores para que elas não fossem tão bem desenvolvidas pelos egressos. A conclusão indica que as competências desenvolvidas ao longo do processo de formação destes egressos está de acordo não só com o que está proposto pelo PPC mas, também, com as características descritas das indústrias 4.0 e 5.0pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JefersonSoaresdeLimaSilva_ARTIGO.pdf541,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JefersonSoaresdeLimaSilva_Termo.pdfTERMO233,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons