Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Brisdeon Bruno Silva de-
dc.date.accessioned2024-11-11T18:02:27Z-
dc.date.available2024-03-28-
dc.date.available2024-11-11T18:02:27Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32392-
dc.description.abstractThis study aims to describe and analyze the perceptual experience about the body and emotions of children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder (ASD). It contemplates dialogues between the results and foundations of Merleau-Ponty's phenomenology and philosophy and the anthropology of David Le Breton. This paper is a phenomenological qualitative research comprising the stages of ideographic and nomothetic analysis, performed with eight subjects between 7 and 18 years old. Data collection occurred in a standardized environment, using the same virtual reality device: Oculus Quest 2. After the games, we collected the narratives through semistructured interviews. The reports were transcribed, categorized, and analyzed for the assignment of meanings by the researcher. As an outcome, children and adolescents with ASD attributed positive and negative emotional perceptions to the experience with RV games. They perceive the body by performing lucid recognition and integrating the relationship between virtual and physical means, seeking to explore the boundaries of the virtualized body and the space in which it is within. The perception of individuals relates to their familiarity with experience. Besides, the narratives about emotions were more complex and contrasting. For the body, the idea of immersion was present altogether. There was the notion of less reality in the scenario and the body.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-11T18:02:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrisdeonBrunoSilvaDeAlencar_Dissert.pdf: 1225341 bytes, checksum: 026275830359eff554086d6337265d00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-11T18:02:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrisdeonBrunoSilvaDeAlencar_Dissert.pdf: 1225341 bytes, checksum: 026275830359eff554086d6337265d00 (MD5) Previous issue date: 2024-02-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos - Crianças autistaspt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectPercepção corporalpt_BR
dc.subjectPercepção das emoçõespt_BR
dc.subjectJogos de vídeopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.titleCrianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e jogos de realidade virtual: uma análise da experiência perceptivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Caminha, Iraquitan de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559224079693929pt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou descrever e analisar a experiência perceptiva acerca do corpo e das emoções de crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) situada em jogos no espaço de Realidade Virtual (RV). Ele contempla diálogos entre os resultados e bases da fenomenologia e da filosofia de Merleau-Ponty e da antropologia de David Le Breton. O estudo se trata de uma pesquisa qualitativa fenomenológica, compreendendo as etapas de análise ideográfica e nomotética, realizado com 8 sujeitos entre 7 a 18 anos. A coleta de dados ocorreu em ambiente padronizado e com uso do mesmo aparelho de realidade virtual: OCULUS QUEST 2. Após os jogos, as narrativas foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os relatos foram transcritos, categorizados e analisados para a então atribuição dos significados pelo pesquisador. Como desfecho, as crianças e adolescentes com TEA atribuíram à experiência com jogos de RV percepções emocionais tanto positivas quanto negativas. Elas percebem o corpo realizando um lúcido reconhecimento e integrando bem a relação entre os meios virtual e físico, buscando explorar os limites do corpo virtualizado e do espaço no qual é imerso. A percepção dos indivíduos se relaciona com sua familiaridade com a experiência. Ademais, as narrativas sobre emoções se mostraram mais complexas e contrastantes; para o corpo, esteve presente a ideia de imersão ao mesmo tempo em que houve a noção de menor realidade no cenário e no corpo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.programPrograma Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrisdeonBrunoSilvaDeAlencar_Dissert.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons