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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32412
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, João Rafael Chaves de Araújo-
dc.date.accessioned2024-11-12T14:02:57Z-
dc.date.available2023-11-05-
dc.date.available2024-11-12T14:02:57Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32412-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that affects the communication, social interaction and personal interests of its sufferers. The use of digital resources has become a popular alternative to improve the quality of life of people with autism, however, designing and developing these resources, as well as ensuring their quality, can be a challenge for stakeholders. In this context, there are usability-oriented development guides available for consultation. However, the number of guidelines, the concepts involved and their breadth of application make using these guides laborious. To solve this problem, this paper proposes defining different levels of importance for the usability criteria of digital resources aimed at people with ASD. To this end, the AutismGuide (a guide for the development of digital tools aimed at people with ASD) was the subject of a study using crowdsourcing. The aim of this work was to assign different levels of importance to the criteria of different categories of the AutismGuide, considering different contexts of use (domains). Data was collected using a collaborative system made available on the Internet. The results of the study show that some criteria are more important than others, and that this importance can vary depending on the domain of each digital resource. Obtaining different levels of importance helps to make the use and application of the guidelines more practical in the processes of developing and evaluating digital resources for people with ASD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-12T14:02:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoRafaelChavesDeAraújoSilva_Dissert.pdf: 5981201 bytes, checksum: 9c79b41a4b19dc575503d98671aa4e84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-12T14:02:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoRafaelChavesDeAraújoSilva_Dissert.pdf: 5981201 bytes, checksum: 9c79b41a4b19dc575503d98671aa4e84 (MD5) Previous issue date: 2023-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursos digitais - Autismopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectSistemas computacionais - Fatores humanospt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectAvaliação heurística - Usabilidadept_BR
dc.subjectUsability Evaluationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectHuman Computer Interactionpt_BR
dc.subjectInformation Architecturept_BR
dc.subjectSoftware Engineeringpt_BR
dc.titlePriorizando critérios de usabilidade de recursos digitais para usuários com autismo através de crowdsourcingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Tiago Maritan Ugulino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347743344931103pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aguiar, Yuska Paola Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794253016107545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2737423969047670pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e interesses pessoais de seus portadores. O uso de recursos digitais tem se tornado uma alternativa popular para melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo, no entanto, projetar e desenvolver esses recursos, bem como garantir sua qualidade, pode ser um desafio para as partes interessadas. Nesse contexto, existem guias de desenvolvimento direcionados à usabilidade disponíveis para consulta. No entanto, o número de diretrizes, os conceitos envolvidos e sua amplitude de aplicação tornam a utilização desses guias trabalhosa. Para solucionar esse problema, este trabalho propõe definir diferentes níveis de importância dos critérios de usabilidade de recursos digitais voltados para pessoas com TEA. Para isso, o AutismGuide (um guia para o desenvolvimento de ferramentas digitais voltadas para pessoas com TEA) foi alvo de um estudo que utilizou crowdsourcing. O objetivo deste trabalho foi a atribuição de diferentes níveis de importância aos critérios de diferentes categorias do AutismGuide, considerando distintos contextos de uso (domínios), a coleta de dados se deu partir de um sistema colaborativo disponibilizado na internet. Os resultados do estudo apontam que alguns critérios são mais importantes do que outros, e que essa importância pode variar em função do domínio de cada recurso digital. A obtenção de diferentes níveis de importância contribui para tornar o uso e aplicação das diretrizes mais práticos nos processos de desenvolvimento e avaliação de recursos digitais voltados para pessoas com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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