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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Jéssica Sousa-
dc.date.accessioned2024-11-13T11:26:56Z-
dc.date.available2024-05-10-
dc.date.available2024-11-13T11:26:56Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32429-
dc.description.abstractSe o Passado não Tivesse Asas, a novel written by Pepetela and published in 2016, depicts two pivotal sociopolitical and historical periods in Angola: the conflicts for political control following the war for independence in the past, and a more contemporary phase characterized by economic growth and development. In this regard, this work seeks to analyze the interplay between literature, representations, and identities, emphasizing the role of the child character and the myriad forms of violence exacerbated by the backdrop of two wars. It attempted to approach the child as an active agent, delving into a theoretical exploration of childhood throughout modern history. The utilization of child characters in Pepetela´s literary oeuvre and those present in the works of other African writers is employed as a foundational source while contextualizing childhood in Angola. Interest further extends to comprehending the impact of context-induced violence on the characters, notably the protagonist, as well as the exploration and manifestation of remnants of colonial and sexual violence within the narrative. Lastly, an overview is presented regarding how the character Himba grapples with memories and forgetfulness, employing concepts such as territoriality, deterritorialization, and identity. All the factors under scrutiny align with our belief that literary representations of experiences offer a significant platform for articulating and examining individual and collective experiences ingrained in the unique social memory of the Angolan nation. To achieve these objectives, the works of authors such as Spivak (2010), Mata (1995, 2010, and 2022), Mbembe (2018), Fanon (1968), and others will be used.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-13T11:26:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaJéssicaSousaLima_Dissert.pdf: 1172851 bytes, checksum: 854559d8358a8735427d90643a6c97b7 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectInfância - Angolapt_BR
dc.subjectSe o passado não tivesse asas (Obra)pt_BR
dc.subjectPepetela, 1941-pt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectChildhood - Angolapt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.titleHimba: infâncias, violências e resistências em “Se o passado não tivesse asas”, de Pepetelapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lúcio, Ana Cristina Marinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730334464360416pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 13/11/2024pt_BR
dc.description.resumoSe o Passado não Tivesse Asas, romance escrito por Pepetela e publicado em 2016, retrata dois momentos sóciopolítico e históricos de Angola: os conflitos pelo controle político após a guerra pela independência no passado e uma fase de crescimento e desenvolvimento econômico mais contemporânea. Nesse sentido, este trabalho tem o intuito de analisar, por meio de pesquisas que unem as esferas artísticas, culturais, sociais e econômicas, as relações entre literatura, representações e identidades com ênfase no protagonismo da personagem criança e nas inúmeras violências agravadas pelo contexto de duas guerras. Buscamos fazer uma abordagem sobre a criança como ser proativo, fazendo uma imersão teórica nos estudos sobre o ser criança no decorrer da história moderna, nos utilizando dos personagens crianças na obra de Pepetela, como também de outros/as escritores/as africanos/as, contextualizando a infância em Angola. Além disso, também nos interessa entender como a violência gerada pelo contexto atinge os personagens, especialmente a protagonista, e como os resquícios da violência colonialista e sexual aparecem e são explorados pela narrativa. Oferecermos, por fim, uma visão geral de como a personagem Himba lidou com suas memórias e esquecimentos, através de conceitos como territorialidade, desterritorialização e identidade. Todos os fatores analisados seguem nossa visão de que as representações literárias de experiências fornecem um importante espaço de enunciação e análise de vivências individuais e coletivas, inscritas na memória singular e social da nação angolana. Para tais objetivos, nos utilizaremos de autores e autoras como Spivak (2010), Mata (1995, 2010 e 2022), Mbembe (2018), Fanon (1968), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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