Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32430
Tipo: Dissertação
Título: Gestão escolar: uma análise sobre as escolas como organizações aprendentes
Autor(es): Rodrigues, Rafaela Evaristo Gomes
Primeiro Orientador: Bispo, Marcelo de Souza
Primeiro Coorientador: Moura, Elton Oliveira de
Resumo: No campo da gestão escolar, é possível compreender a dinâmica dos processos relativos à administração na escola. Entretanto, é importante entender a gestão como um processo de construção. Tal pluralidade presente nessa gestão implica haver uma dinâmica e que o processo de gestão é construído por meio das pessoas e do cotidiano organizacional. Entretanto, o termo “gestão escolar” também se refere à política da gestão, de modo a incorporar os aspectos sociais. Cabe frisar que a prática da gestão escolar envolve diversos atores. Assim, a forma de se conduzir a administração de uma escola vai além dos padrões. Trata-se de um conjunto de práticas realizadas com base em suas próprias experiências existentes nas escolas. A escola é também uma sociedade: em seu interior, há disputas e conflitos, o que ratifica a relação da educação com a política. Desse modo, entende-se que o cotidiano escolar e o dos atores institucionais dizem muito sobre fazer política. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como ocorrem os processos de aprendizagem da gestão em uma escola pública localizada em João Pessoa. Para tal, os objetivos específicos são: (I) Investigar o contexto social e político da educação em João Pessoa; (II) Identificar as práticas inovadoras/alternativas de aprendizagem, utilizadas pela Gestão das Escolas em João Pessoa; (III) Analisar como essas práticas inovadoras da gestão das escolas transcorrem. Para estudar o aprendizado da gestão na escola em pauta, o percurso metodológico compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com os atores sociais. Esta pesquisa se insere no estudo qualitativo básico. Além disso, realizou se uma análise sob a perspectiva interpretativista, além da fase observacional em campo. Os resultados revelaram a presença da política no papel do gestor. Outro ponto a ser observado são as práticas que se somam e contribuem para o aprendizado. Outro resultado desta pesquisa é que a gestão é construída no dia a dia, além da flexibilidade e da autonomia da gestão para o processo de aprendizado. Analisar a escola como uma OA (Organização Aprendente) está além do que é abordado pelas literaturas, é compreender que o aprendizado é contínuo dentro daquele ambiente.
Abstract: In the field of school management, we can identify how the dynamics of the processes involving administration at school occur. However, it is important to understand management as a construction process. Such plurality present in this management leads us to an understanding that there is a dynamic and that the management process is built through people and organizational daily life. However, the term school management also refers to management policy, so that social aspects are incorporated. It is worth noting that the practice of school management occurs dynamically, involving several actors. The fact is that how a school is administered goes beyond standards, it is a set of practices carried out based on the schools' own experiences. It is important to understand that the school is also a society and that within it there will be disputes and conflicts, which confirms the relationship between education and politics. Therefore, it is necessary to understand that the daily life of schools and institutional actors says a lot about politics. Therefore, the general objective is to investigate how management learning processes occur in a public school located in João Pessoa. To this, the specific objectives are the following: (I) Investigate the social and political context of education in João Pessoa; (II) Identify which School Management uses innovative/alternative learning practices in João Pessoa; (III) Analyze how these innovative school management practices take place; To study how management learning occurs in the school under study, the methodological path included semi-structured interviews with social actors. This research is part of the basic qualitative study. Furthermore, an analysis was carried out from an interpretive perspective, in addition to the observational phase in the field. The results revealed the presence of politics in the role of the manager, another point to be observed are the practices that add up and corroborate learning, as another result of this research is that management is built on a day-to day basis, in addition to flexibility and management autonomy for the learning process. Analyzing the school as a LO (Learning Organization) goes beyond what is covered in the literature and understands that learning is continuous within that environment.
Palavras-chave: Gestão escolar - Política
Processos de aprendizagem
Organização aprendente
School management - Policy
Learning processes
Learning organization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32430
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaEvaristoGomesRodrigues_Dissert.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons