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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pedrosa, Mayanna da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T17:31:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T17:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Evasão do gênero masculino na educação superior: trajetórias e compreensões na área de secretariado executivo | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.title | Evasão do gênero masculino na educação superior: trajetórias e compreensões na área de secretariado executivo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Raquel Alves | - |
dc.description.resumo | Estudar a evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo constitui um campo relevante de pesquisa, pois coloca em discussão fatores relacionados à dinâmica do gênero, à diversidade e inclusão, à identificação de barreiras e políticas educacionais e curriculares no âmbito universitário. Problema e Objetivo Geral: Isso envolve o aprofundamento acerca de elementos promotores de um cenário de desmotivação, impactando diretamente a permanência masculina no curso. Portanto, objetiva-se analisar e problematizar acerca da evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo bilíngue da UFPB, nos anos de 2018.1 a 2024.1. Fundamentação Teórica: O entendimento de evasão parte de pressupostos da área de educação e políticas públicas, circunscrevendo-a como um complexo construto social, com desdobramentos expressivos relacionados aos aspectos identitários e às práticas de ensino/aprendizagem. Metodologia: Trata-se de pesquisa de natureza básica, com abordagem quantitativa e foco exploratório a partir de questionário aplicado com 13 respondentes de um universo de 17 estudantes. Resultados: Resultados apontam o secretariado tradicionalmente associado ao perfil feminino, inibindo a entrada e a permanência de estudantes homens que não veem na profissão uma identificação direta. Conclusão: A falta de modelos masculinos de sucesso na área dificulta a percepção dos homens que escolhem essa carreira. A pressão social e familiar desempenha um papel significativo, quando retratam no curso uma opção menos valorizada, especialmente em comparação às engenharias e às ciências exatas. Contribuição/Impacto: Percebeu-se que o enfrentamento dessa realidade exige estratégias pedagógicas e institucionais produtoras de maior inclusão e valorização da diversidade de gênero na formação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MayannadaSilvaPedrosa_ARTIGO.pdf | ARTIGO | 650,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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