Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedrosa, Mayanna da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-18T17:31:05Z-
dc.date.available2024-11-18T17:31:05Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2024-11-14T17:21:15Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 7- MayannadaSilvaPedrosa_ARTIGO.pdf: 666169 bytes, checksum: f7a95792459e4168325fd9afea5f5601 (MD5) 7- MayannadaSilvaPedrosa_TERMO .pdf: 454323 bytes, checksum: 8c5f5e70abccc477cd0c4f55fab335e3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-11-18T17:31:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 7- MayannadaSilvaPedrosa_ARTIGO.pdf: 666169 bytes, checksum: f7a95792459e4168325fd9afea5f5601 (MD5) 7- MayannadaSilvaPedrosa_TERMO .pdf: 454323 bytes, checksum: 8c5f5e70abccc477cd0c4f55fab335e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-18T17:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 7- MayannadaSilvaPedrosa_ARTIGO.pdf: 666169 bytes, checksum: f7a95792459e4168325fd9afea5f5601 (MD5) 7- MayannadaSilvaPedrosa_TERMO .pdf: 454323 bytes, checksum: 8c5f5e70abccc477cd0c4f55fab335e3 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofEvasão do gênero masculino na educação superior: trajetórias e compreensões na área de secretariado executivopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.titleEvasão do gênero masculino na educação superior: trajetórias e compreensões na área de secretariado executivopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Raquel Alves-
dc.description.resumoEstudar a evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo constitui um campo relevante de pesquisa, pois coloca em discussão fatores relacionados à dinâmica do gênero, à diversidade e inclusão, à identificação de barreiras e políticas educacionais e curriculares no âmbito universitário. Problema e Objetivo Geral: Isso envolve o aprofundamento acerca de elementos promotores de um cenário de desmotivação, impactando diretamente a permanência masculina no curso. Portanto, objetiva-se analisar e problematizar acerca da evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo bilíngue da UFPB, nos anos de 2018.1 a 2024.1. Fundamentação Teórica: O entendimento de evasão parte de pressupostos da área de educação e políticas públicas, circunscrevendo-a como um complexo construto social, com desdobramentos expressivos relacionados aos aspectos identitários e às práticas de ensino/aprendizagem. Metodologia: Trata-se de pesquisa de natureza básica, com abordagem quantitativa e foco exploratório a partir de questionário aplicado com 13 respondentes de um universo de 17 estudantes. Resultados: Resultados apontam o secretariado tradicionalmente associado ao perfil feminino, inibindo a entrada e a permanência de estudantes homens que não veem na profissão uma identificação direta. Conclusão: A falta de modelos masculinos de sucesso na área dificulta a percepção dos homens que escolhem essa carreira. A pressão social e familiar desempenha um papel significativo, quando retratam no curso uma opção menos valorizada, especialmente em comparação às engenharias e às ciências exatas. Contribuição/Impacto: Percebeu-se que o enfrentamento dessa realidade exige estratégias pedagógicas e institucionais produtoras de maior inclusão e valorização da diversidade de gênero na formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayannadaSilvaPedrosa_ARTIGO.pdfARTIGO650,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MayannadaSilvaPedrosa_TERMO .pdfTERMO443,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons