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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRafael, Paulo Alberto Rocha-
dc.date.accessioned2024-11-19T17:34:40Z-
dc.date.available2024-11-06-
dc.date.available2024-11-19T17:34:40Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32509-
dc.description.abstractRecognizing that schools play an essential role in raising awareness and sensitizing future generations, this work presents a didactic proposal that allows students to deepen their scientific knowledge about the chemistry of water and its importance for life. In light of the global water crisis, the objective is to explore a contextualized chemical approach to water treatment, highlighting the physicochemical processes of mixture separation involved and their relevance to environmental sustainability. The aim is to enhance students' understanding of these processes through chemical concepts, while also encouraging environmental awareness by integrating this knowledge with the contents of general and inorganic chemistry in elementary and high school education. The activities were developed with 40 students from two classes: one from the ninth grade of elementary school and another from the third year of high school at a public school in João Pessoa. The topics covered included concepts about mixtures and the processes of mixture separation applied in water treatment. The methodology consisted of a lecture followed by a video presentation illustrating the functioning of a water treatment plant. To reinforce learning, we conducted a discussion circle followed by a quiz, making the learning process more dynamic and interactive. As a data collection instrument, students answered a questionnaire. The adopted methodology sparked the students' interest in the topic, facilitating the teaching of mixture separation and promoting environmental awareness, which is crucial in the current context. Additionally, it contributed to the formation of individuals more conscious of the importance of water preservation for life on Earth.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-11-19T17:34:40Z No. of bitstreams: 1 PARR06112024.pdf: 1106102 bytes, checksum: 8febb1f98784190216b15656d6a2fdef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T17:34:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARR06112024.pdf: 1106102 bytes, checksum: 8febb1f98784190216b15656d6a2fdef (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectContextualização do tratamento de águapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTratamento de água - Proposta didáticapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleTratamento de água: uma proposta didática de contextualização no ensino de químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Messias Bichinho, Kátia-
dc.description.resumoReconhecendo que a escola desempenha um papel essencial na conscientização e sensibilização das futuras gerações, este trabalho apresenta uma proposta didática que permita ao aluno aprofundar seus conhecimentos científicos sobre a química da água e sua importância para a vida. Diante da crise hídrica em nível mundial, o objetivo é explorar uma abordagem química contextualizada do tratamento de água, ressaltando os processos físico-químicos de separação de misturas envolvidos e sua relevância para a sustentabilidade ambiental. O intuito é aprofundar a compreensão dos alunos sobre esses processos por meio de conceitos químicos, além de incentivar a conscientização ambiental, integrando esses conhecimentos aos conteúdos de química geral e inorgânica no ensino fundamental e médio. As atividades foram desenvolvidas com 40 estudantes de duas turmas, uma do nono ano do ensino fundamental e uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa. Os conteúdos abordados incluíram conceitos sobre misturas e os processos de separação de misturas aplicados no tratamento de água. A metodologia consistiu em uma aula expositiva, seguida da apresentação de um vídeo que ilustra o funcionamento de uma estação de tratamento de água. Para reforçar o aprendizado, realizamos uma roda de conversa seguida de uma gincana com perguntas e respostas, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Como instrumento de coleta de dados, os alunos responderam a um questionário. A metodologia adotada despertou o interesse dos alunos pela temática, facilitando o ensino de separação de misturas e promovendo a conscientização ambiental, fundamental no contexto atual. Além disso, contribuiu para a formação de indivíduos mais conscientes da importância da preservação da água para a vida na Terra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

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