Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, José Messias Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T18:07:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T18:07:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32519 | - |
dc.description.abstract | In the contemporary scenario, characterized by technological influence and the dominance of social media, there is a tendency towards the adoption of external cultures at the expense of regional identity. To address this challenge, it is crucial to employ strategies that value and preserve regional culture. Design emerges as a powerful tool, emphasizing local values. Thus, this paper describes the process of developing a thesis project aimed at redesigning the pieces of the chess game, inspired by the Armorial Movement. The methodology adopted followed Munari's (2008) approach and included stages of research, data analysis, creativity, and 3D modeling. The pieces were inspired by the themes of “Dez Sonetos com Mote Alheio” and were elaborated and rendered in 3D to reflect the aesthetic characteristics of the movement. The initiative aims to promote the game of chess and also to rescue and valorize northeastern culture, providing free access to the project. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-11-19T15:35:25Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoséMessiasAlvesdaSilva_ARTIGO.pdf: 3360736 bytes, checksum: 873ef93d5da74efb059333ea6effd9ab (MD5) JoséMessiasAlvesdaSilva_TERMO.pdf: 110091 bytes, checksum: 24af80831ebe5c97d66bbcf7eef3bd5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-11-19T18:07:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoséMessiasAlvesdaSilva_ARTIGO.pdf: 3360736 bytes, checksum: 873ef93d5da74efb059333ea6effd9ab (MD5) JoséMessiasAlvesdaSilva_TERMO.pdf: 110091 bytes, checksum: 24af80831ebe5c97d66bbcf7eef3bd5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-19T18:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoséMessiasAlvesdaSilva_ARTIGO.pdf: 3360736 bytes, checksum: 873ef93d5da74efb059333ea6effd9ab (MD5) JoséMessiasAlvesdaSilva_TERMO.pdf: 110091 bytes, checksum: 24af80831ebe5c97d66bbcf7eef3bd5f (MD5) Previous issue date: 2024-06-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.subject | Cultura Brasileira | pt_BR |
dc.title | A remodelagem em 3D das peças do jogo de xadrez, inspirada no movimento armorial, como instrumento de promoção da cultura nordestina | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Washington Ferreira | - |
dc.description.resumo | No cenário contemporâneo, marcado pela influência tecnológica e o domínio das redes sociais, observa-se uma tendência à adoção de culturas externas em detrimento da identidade regional. Para enfrentar esse desafio, é crucial empregar estratégias que valorizem e preservem a cultura regional. O design emerge como uma ferramenta poderosa nesse sentido, destacando os valores locais. Assim, este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um TCC que visa, remodelar as peças do jogo de xadrez, inspiradas no Movimento Armorial. A metodologia adotada foi a de Munari (2008) e incluiu etapas de pesquisa, análise de dados, criatividade e modelagem 3D. As peças foram inspiradas nos temas dos “Dez Sonetos com Mote Alheio” e foram elaboradas e renderizadas em 3D para refletir as características estéticas do movimento. A iniciativa visa promover o jogo de xadrez, e também resgatar e valorizar a cultura nordestina, proporcionando acesso gratuito aos arquivos desenvolvidos no projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséMessiasAlvesdaSilva_ARTIGO.pdf | ARTIGO | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JoséMessiasAlvesdaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 107,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons