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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana Júnior, Geraldo Figueiredo de-
dc.date.accessioned2024-11-21T18:55:05Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2024-11-21T18:55:05Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32533-
dc.description.abstractThis article discusses customer segmentation and strategy optimiza tion through RFM analysis and clustering algorithms. RFM analysis (Recency, Frequency, and Monetary Value) identifies high-value customers, helping prio ritize marketing efforts for retention and loyalty. The study’s motivation is the need for companies to better understand their customers, improve their marke ting strategies, and boost business growth. Combining RFM analysis with data mining techniques provides valuable insights for customer relationship mana gement and business operations optimization. The study applies RFM analysis using the k-Means method to evaluate its effectiveness, enabling the creation of distinct customer allocation profiles, providing important information for in vestment management and optimization, demonstrating to be an effective appro ach for customer segmentation in financial contexts and for strategic decision making in the market.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-11-21T18:55:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Geraldo Figueiredo de Santana Junior_TCC.pdf: 2005572 bytes, checksum: 2a6947bac98136e56059f22d60e746c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-21T18:55:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Geraldo Figueiredo de Santana Junior_TCC.pdf: 2005572 bytes, checksum: 2a6947bac98136e56059f22d60e746c9 (MD5) Previous issue date: 2024-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOtimização de estratégiaspt_BR
dc.subjectAlgoritmo de clusterizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectCrescimento de negóciospt_BR
dc.titleSegmentação de Clientes e Otimização de Estratégias: Abordagens Avançadas com Analise RFM e Algoritmos de Clusterizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Yuri de Almeida Malheiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396235096236217pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4470299300689647pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a segmentação de clientes e a otimização de es- ˜ Estratégias por meio da análise RFM e algoritmos de clusterização. A análise ´ RFM (Recencia, Frequ ˆ encia e Valor Monetário) identifica clientes de alto va- ´ lor, ajudando a priorizar esforços de marketing para retenção e fidelização. A ˜ Motivação do estudo ˜ e a necessidade das empresas de entender melhor seus ´ clientes, melhorar suas estratégias de marketing e impulsionar o crescimento ´ dos negócios. A combinação da análise RFM com t ´ técnicas de mineração de ˜ dados oferecem insights valiosos para a gestão de relacionamento com o cliente e ˜ Otimização das operações comerciais. O estudo aplica a análise RFM usando o ´ Método k-Means para avaliar sua eficácia, permitindo a criação ´ ao de perfis distintos de alocação de clientes, fornecendo informações importantes para a gestão e otimização de investimentos, demonstrando ser uma abordagem eficaz para ˜ Segmentação de clientes em contextos financeiros e para a tomada de decisões estratégicas no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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