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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32547
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerra, Jorgeluis Andrade-
dc.date.accessioned2024-11-22T14:55:34Z-
dc.date.available2021-03-15-
dc.date.available2024-11-22T14:55:34Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32547-
dc.description.abstractThe calculation of ray-triangle intersections represents nearly 85% of the compu tational cost of rendering methods based in ray tracing. This monograph introduces a hardware implementation and a comparative study of three algorithms to determine ray-triangle intersection for FPGA: M¨oller-Trumbore, Ingo Wald and Hanika algorithms. To reduce the size of the synthesized circuits, we proposed fixed point implementations of M¨oller-Trumbore and Ingo Wald algorithms, originally developed under floating point representation. We compare these implementations against Hanika’s algorithm, which uses the fixed point representation by default. To accelerate the design of the digital hardware and synthesize the kernel code in high-level, we resorted to the OpenCL framework. The results reported comprise: execution times on FPGA, CPU and GPU; comparison between rendered images and the statistics of synthesized designs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-11-22T14:55:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Jorgeluis Andrade Guerra_TCC.pdf: 2607096 bytes, checksum: 594f69c04b05a2f5c6f4869e96127b78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-22T14:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Jorgeluis Andrade Guerra_TCC.pdf: 2607096 bytes, checksum: 594f69c04b05a2f5c6f4869e96127b78 (MD5) Previous issue date: 2020-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlgorítimopt_BR
dc.subjectOpenCLpt_BR
dc.subjectInterseção raio-triângulopt_BR
dc.subjectCircuito integradopt_BR
dc.titleImplementação em OpenCL e Análise Comparativa de Três Algoritmos de Interseção Raio-Triângulo em FPGApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pagot, Christian Azambuja-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353928200012173pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8651164345875861pt_BR
dc.description.resumoEm técnicas de renderização baseada no traçado de raios, cerca de 85% do custo Computacional se concentra no cálculo de interse¸c˜oes raio-triangulo. Este trabalho consiste na implementação em FPGA e na análise comparativa de três algoritmos que realizam esse cálculo: M¨oller-Trumbore, Ingo Wald e Hanika. Para simplificar os circuitos obtidos, foram propostas implementações em ponto fixo dos algoritmos de M¨oller-Trumbore e Ingo Wald, originalmente propostos em ponto flutuante, realizando a compara¸c˜ao destes com o Algoritmo de Hanika, cujo cálculo j´a ´e realizado em ponto fixo. O framework OpenCL foi utilizado para possibilitar e acelerar o desenvolvimento da implementação e síntese de alto nível dos algoritmos em hardware. Os resultados apresentados incluem: tempos de Execução em FPGA, CPU e GPU; comparação entre imagens renderizadas em FPGA e as estat´ısticas da s´ıntese do circuito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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