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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVirgulino, Camila Geyse da Conceição-
dc.date.accessioned2017-12-19T12:01:39Z-
dc.date.available2017-12-13-
dc.date.available2017-12-19T12:01:39Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3254-
dc.description.abstractThe exam that provides the Portuguese Language Proficience Certificate – Celpe-Bras has as theoretical assumption the communicative approach. Thus, it has as features the emphasis on usage of the language, the use of authentic materials and integrated evaluation of the candidates’ habilities. The evaluation of the exam’s written part happens through tasks which favors the use of the language for a social purpose. Because the communication happens by genres we used the theoretical assumptions of Bakthin (2003) and Marcuschi (2008) to support our research. Thereby, this work has as a purpose to analyze the speech genre's approach and suport at the written part Celpe-Bras’ questions from 2006 to 2016. The results of this work point to a need to uniforme the approach given to the genres of discourse and the support with the most recent theoretical assumptions of Linguistics. That is why the genres don’t appear explicitly on the exam questions and they are placed as a support in some cases as well. The genres used as motivators to the writing belong, mostly, to the journalistc esphere. That turns the exam less diversificated and contributes to many aspects of brazilian culture be left aside. In addition, the exam directs itself for a specific public: private companies' employees stablished temporarily in Brazil or foreigners who are in profissional activities in the country, because the exam requires more genres inside the work sphere.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T12:01:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CGCV13122017.pdf: 3269097 bytes, checksum: 8131354a03205272846911ecb8c11fe0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T12:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CGCV13122017.pdf: 3269097 bytes, checksum: 8131354a03205272846911ecb8c11fe0 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCelpe-Braspt_BR
dc.subjectGênero do discursopt_BR
dc.subjectSuporte textualpt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.titleUma análise retrospectiva do gênero do discurso e do suporte textual nas tarefas de produção escrita do Celpe-Bras (2006- 2016)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.contributor.referee1Dionísio, Cynthia Israelly Barbalho-
dc.contributor.referee2Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.referee3Afonso, Lília dos Anjos-
dc.description.resumoO exame que fornece o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras tem como pressuposto teórico a abordagem comunicativa. Logo, tem como características a ênfase no uso da língua, a utilização de materiais autênticos e a avaliação integrada das habilidades dos candidatos. A avaliação da Parte Escrita do exame acontece por meio de tarefas que favorecem o uso da linguagem para um propósito social. Como a comunicação acontece por meio de gêneros, utilizamos os pressupostos teóricos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008) para fundamentar a nossa pesquisa. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar a abordagem do gênero do discurso e do suporte textual nos enunciados das tarefas da Parte Escrita do Celpe-Bras, de 2006 a 2016. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de uniformizar a abordagem dada ao gênero do discurso e do suporte com os pressupostos teóricos mais recentes da Linguística, dado que os gêneros não aparecem explicitamente nos enunciados das tarefas, e também são postos como suporte em alguns casos. Os gêneros utilizados como motivadores para a escrita pertencem, em grande maioria, à esfera jornalística. Isso torna o exame pouco diversificado e contribui para que muitos aspectos da cultura brasileira sejam deixados de lado. Ademais, o exame se direciona mais para um público específico: funcionários de empresas privadas estrangeiras temporariamente estabelecidas no Brasil ou estrangeiros que exercem alguma atividade profissional no Brasil, pois solicita mais gêneros dentro da esfera do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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