Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelix, Maysa Dayane Genuino-
dc.date.accessioned2024-11-25T12:01:38Z-
dc.date.available2024-11-21-
dc.date.available2024-11-25T12:01:38Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32564-
dc.description.abstractOutcomes of research in the field of education have highlighted the main challenges facing the Chemistry teaching subject. For students from the Young and Adult Education (EJA) program, these challenges become even more clear, requiring greater support from teachers, as most of these students work during the day and seek better living conditions through education at night. This type of education demands approaches beyond traditional methodologies that prioritize a contextualized teaching-learning process. Therefore, this study aimed to analyze the learning experiences of EJA students in the Chemistry subject. The research was conducted in a public school located in the city of Areia, Paraíba. Two questionnaires with semi-open questions were used for the study, comprising 21 questions in both multiple-choice and essay formats. Two sections were assessed: the socioeconomic profile of the students and their perceptions in the Chemistry classes. The results revealed a clear demand for the implementation of active methodologies and alternative approaches that promote meaningful learning of Chemistry in EJA. This underscores the need to prioritize the reality of the students, their needs, and learning capacities. Therefore, it is essential for Chemistry teaching in EJA to continue evolving, exploring new ways to engage and adapt to the needs of these students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-11-25T12:01:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MDGF25112024 - MQ101.pdf: 959708 bytes, checksum: 2ef55774850aba0ab747d9f0f2bc2e96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-25T12:01:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MDGF25112024 - MQ101.pdf: 959708 bytes, checksum: 2ef55774850aba0ab747d9f0f2bc2e96 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleA experiência de aprender quimíca na EJA: vozes dos estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Betania Hermenegildo dos-
dc.description.resumoPesquisas no campo educacional têm destacado as principais dificuldades enfrentadas no ensino de Química. Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), essas dificuldades tornam-se ainda mais evidentes, necessitando de maior apoio dos professores, uma vez que a maioria desses estudantes possui ocupações durante o dia e busca, por meio da educação, melhores condições de vida. Essa modalidade de ensino requer uma abordagem educacional que vá além das metodologias tradicionais, priorizando o processo ensino-aprendizagem contextualizado. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar as experiências de aprendizagem dos estudantes da EJA em relação à disciplina de Química. Para tanto, a pesquisa foi conduzida em uma escola pública situada na cidade de Areia (Paraíba). Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados dois questionários com perguntas semiabertas, que incluíram 21 (vinte e uma) questões de múltipla escolha e dissertativas, organizadas em duas seções: perfil socioeconômico dos estudantes e suas percepções sobre as aulas de química. As respostas dos estudantes indicaram uma demanda clara pela implementação de metodologias ativas e abordagens alternativas que promovam uma aprendizagem significativa de Química na EJA. Isso implica a necessidade de priorizar a realidade do aluno, suas necessidades e sua capacidade de aprendizado. Assim, é essencial que o ensino de Química na EJA continue evoluindo, buscando novas formas de engajamento e adaptação às necessidades dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímica e Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS: QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDGF25112024 - MQ101.pdf937,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons