Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3256Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Soares, Carla Tardelli Araújo Correia | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-19T12:11:05Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-30 | - |
| dc.date.available | 2017-12-19T12:11:05Z | - |
| dc.date.issued | 2017-11-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3256 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to propose a sequence of literary reading activities in the classroom of Children Education. Firstly, a survey was carried out on the habits and reading practices of the chosen class and from which we were able to reflect on the students' level of knowledge about reading teaching at this stage of education. In the second moment, from this work, researches were made regarding the concepts of reading, literary reading, reader formation and literary literacy. In these researches we seek subsidies for our literary reading activities in Children Education. After these steps we draw our strategies of reading teaching to the class always adapting the activities to the level of the students and gradually increase their literary knowledge. As a result of our reading project we hope to assist in the formation of the reader as early as possible by stimulating literary reading in order to propose practices to interrupt future reading difficulties. We take as a theoretical contribution the considerations and theories coming from Cosson (2011), Aguiar and Bordini (1993), Segabinazi and Lucena (2016), Filipouski (2009), Assmann and Mügge (2006) and Lerner (2005). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T12:11:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CTACS30112017.pdf: 10872200 bytes, checksum: a1e111272ad2f8d7bf7ef0a07fd5a0c9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-19T12:11:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CTACS30112017.pdf: 10872200 bytes, checksum: a1e111272ad2f8d7bf7ef0a07fd5a0c9 (MD5) Previous issue date: 2017-11-21 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de leitura | pt_BR |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.title | Uma proposta para o ensino de leitura na sala de aula da educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lucena, Josete Marinho de | - |
| dc.contributor.referee1 | Farias, Alyere Silva | - |
| dc.contributor.referee2 | Afonso, Lília dos Anjos | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho por objetivo propor uma sequência de atividades de leitura literária na sala de aula da Educação Infantil. Primeiramente foi realizada a sondagem dos hábitos e práticas de leitura da turma escolhida e a partir da qual pudemos refletir sobre o nível de conhecimento dos alunos acerca do ensino de leitura nesta etapa da educação. No segundo momento, deste trabalho, foram feitas pesquisas a respeito dos conceitos de leitura, leitura literária, formação do leitor e letramento literário. Nessas pesquisas procuramos subsídios para nossas atividades de leitura literária na Educação Infantil. Após essas etapas traçamos nossas estratégias de ensino de leitura para a turma sempre adequando as atividades ao nível dos alunos e de forma gradativa ir ampliando os conhecimentos literários deles. Como resultado do nosso projeto de leitura esperamos ajudar na formação do leitor, o mais cedo possível, estimulando a leitura literária a fim de propor práticas para interromper dificuldade futuras na leitura. Tomamos como aporte teórico as considerações e teorias advindas de Cosson (2011), Aguiar e Bordini (1993), Segabinazi e Lucena (2016), Filipouski (2009), Assmann e Mügge (2006) e Lerner (2005). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CTACS30112017.pdf | 10,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
