Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3257
Tipo: TCC
Título: A leitura e a escrita na prática docente no ensino médio: Uma reflexão a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID
Autor(es): Pereira, Danúbia Araújo
Primeiro Orientador: Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
referee1 : Assis, Maria Cristina de
referee2: Melo, Maria de Fátima Benício de
referee3 : Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
Resumo: O nosso objetivo neste trabalho é ressaltar a importância da prática docente com base nas observações e experiências vividas concernentes aos processos de leitura e de escrita durante dois anos e meio de permanência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Através das observações das práticas docentes dos professores os quais acompanhamos, pudemos ter acesso à realidade de muitas aulas de língua portuguesa do ensino médio, e foi essa realidade vivida, que impulsionou a produção desse trabalho. Tendo em vista a prática docente desenvolvida no ensino de leitura e de escrita, buscamos contribuir com novas metodologias a partir do uso de sequências didáticas, focando o aprimoramento da escrita, com vista à redação do ENEM. As sequências foram trabalhadas junto aos alunos de duas turmas do 3º ano, sendo uma delas da modalidade EJA, ciclo V, da E.E.E.M. Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, localizada no Bairro Tambiá, na cidade de João Pessoa. Para guiar nosso trabalho em relação aos processos de leitura e escrita, utilizamos os três grandes documentos oficiais que regem o ensino médio: Os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (2000), As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006), que têm como base a Lei de Diretrizes e Base (LDB, 1996). Também nos utilizamos de obras de teóricos como Antunes (2003) e (2007), Koch (2015) e (2017), e Passarelli (2012).
Abstract: Our objective in this work is to emphasize the importance of teaching practice based on the observations and experiences lived concerning the reading and writing processes during two and a half years of permanence in the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID. Through the observations of the teaching practices of the teachers we followed, we were able to access the reality of many Portuguese language classes in high school, and it was this lived reality that boosted the production of this work. In view of the teaching practice developed in teaching reading and writing, we seek to contribute with new methodologies from the use of didactic sequences, focusing on the improvement of writing, with a view to writing ENEM. The sequences were worked together with the students of two classes of the 3rd year, one of them being the EJA, cycle V, of E.E.E.M. Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, located in the Tambiá neighborhood, in the city of João Pessoa. To guide our work in relation to the reading and writing processes, we use the three great official documents that govern high school: The National Curriculum Parameters: High School (2000), The Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006), and the Reference Curriculum for the High School of Paraíba (2006), which are based on the Law of Guidelines and Base (LDB, 1996). We also use theoretical works such as Antunes (2003) and (2007), Koch (2015) and (2017), and Passarelli (2012).
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Prática docente
PIBID(programa institucional de bolsas de iniciação à docência)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3257
Data do documento: 22-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAP30112017.pdf611,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons