Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32583
Tipo: | Tese |
Título: | Normalista Nena Garcez : vida, formação e missão educacional (1898 - 1937) |
Autor(es): | Isidro, Thais Jussara de Oliveira Guedes |
Primeiro Orientador: | Machado, Charliton José dos Santos |
Resumo: | Esta tese é um estudo em História da Educação que tem como objetivo reconstruir a história de vida e formação da professora Umbelina Garcez, também conhecida como Nena, dando visibilidade a ela enquanto sujeito histórico que participou da expansão da educação pública no interior da Paraíba. Centrada nas especificidades e particularidades da vida desta educadora, desenvolveu-se um trabalho biográfico que considera a pertinência e relevância da pesquisa acerca da profissão docente, tendo em vista que o itinerário individual é representativo e, por meio dele, é possível apreender também os caminhos percorridos pelo sistema educacional paraibano em direção à sua estruturação, dado que a formação de Nena Garcez como aluna da Escola Normal e sua atuação como professora de Cadeira isolada do sexo feminino no município de Mamanguape-PB ocorreu concomitantemente ao processo de expansão e organização do sistema público do ensino paraibano. Objetivou-se também compreender as dinâmicas socioculturais peculiares da temporalidade estudada, ampliando o olhar para os processos de escolarização, a legislação educacional vigente, as relações de poder presentes nas interações educativas, as relações de gênero incidentes no exercício do magistério, além dos aspectos políticos e econômicos da educação paraibana do período de 1898 a 1937. Traçar a trajetória da professora Umbelina Garcez se justifica pela possibilidade de trazer à baila e dar visibilidade à história de vida desta educadora, efetivando o compromisso de (re)construir historicamente a trajetória individual de uma mulher que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da educação de Mamanguape – PB, mas não foi contemplada pela historiografia oficial. Recorremos a Nova História Cultural como referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e a História Oral como metodologia que perpassa os estudos empreendidos por meio do testemunho de familiares e conhecidos que conviveram com a professora, embora apontemos o entrecruzamento com fontes documentais diversas, elencando documentos oficiais e não oficiais, jornais, periódicos, documentos pessoais, livros, fotografias, entre outros. Para situar epistemologicamente a pesquisa nos debates teóricos da historiografia contemporânea, centramos a atenção nas acepções de biografia, história de vida, memória e oralidade, utilizando as contribuições teóricas de Dosse (2009), Levi (2006), Avelar e Schmidt (2012 e 2018), Nóvoa (1992, 2001, 2005) e Chartier (1994 e 1990). O Paradigma Indiciário, contribuição de Ginzburg (1979), que suscita a prática de rastreamento de sinais, indícios e signos também se faz presente na pesquisa por meio da postura investigativa que se assume ao seguir os rastros deixados pelos documentos, discursos e depoimentos que envolvem a professora pesquisada. Registro histórico relevante para o município de Mamanguape, o perfil biográfico de Umbelina Garcez possibilita o resgate da história da primeira professora Normalista, nomeada pelo poder público, a exercer à docência em Mamanguape-PB, cidade que a homenageou colocando seu nome em uma escola estadual, mas pouco sabe a seu respeito. |
Abstract: | This thesis is a study in History of Education that aims to compose the life and training
history of teacher Umbelina Garcez, also known as Nena, giving visibility to her as a
historical subject who participated in the expansion of public education in the interior of
Paraíba. Focused on the specificities and particularities of the life of this educator, we
developed a biographical work that considers the relevance and relevance of research on
the teaching profession because the individual itinerary is representative and, through it, it
is also possible to apprehend the paths taken by the Paraíba educational system towards
its structuring, since the formation of Nena Garcez as a student of the Normal School and
her performance as a teacher of isolated chairs in the municipality of Mamanguape
occurred concomitantly with the process of expansion and organization of the public
education system of Paraíba. We also aim to understand the peculiar sociocultural
dynamics of this temporality, expanding the look at the schooling processes, the current
educational legislation, the power relations present in the educational interactions, the
gender relations incident in the exercise of the teaching profession, in addition to the
political and economic aspects of Paraíba education from 1898 to 1937. Tracing the
trajectory of Professor Umbelina Garcez is justified by the possibility of bringing up and
giving visibility to the life story of this educator, making the commitment to historically
reconstruct the individual trajectory of a woman who contributed significantly to the
development of education in Mamanguape - PB, but was not contemplated by official
history. We use the New Cultural History as a theoretical framework for the development
of research and Oral History as a methodology that permeates the studies undertaken
through the testimony of family members, former students and acquaintances who lived
with the teacher, although we point out the intersection with diverse documentary sources,
such as official and unofficial documents, newspapers, periodicals, personal documents,
books, photographs, among others. To epistemologically situate the research in the
theoretical debates of contemporary historiography, we focus attention on the concepts of
biography, life history, memory and orality, using the theoretical contributions of Dosse
(2009), Levi (2006), Avelar and Schmidt (2012 and 2018), Loriga (2011), Nóvoa (1992,
2001, 2005) and Chartier (1994 and 1990). The Indicative Paradigm, a contribution by
Ginzburg (1979), which raises the practice of tracking signs, clues and signs is also present
in the research through the investigative stance that is assumed when following the traces
left by the documents, speeches and testimonies that involve the researched teacher. A
relevant historical record for the municipality of Mamanguape, the biography of Umbelina
Garcez makes it possible to rescue the history of the first teacher to teach as an educator
graduated from the Normal School and appointed by the public authorities in
Mamanguape-PB, a city that despite having honored her by placing her name in a state
school, little is known about her. RESUMEN Esta tesis es un estudio en Historia de la Educación que tiene como objetivo reconstrución de la historia de vida y formación de la maestra Umbelina Garcez, también conocida como Nena, dándole visibilidad como sujeto histórico que participó en la expansión de la educación pública en el interior de Paraíba. Centrados en las especificidades y particularidades de la vida de esta educadora, desarrollamos un trabajo biográfico que considera la relevancia y pertinencia de la investigación sobre la profesión docente, porque el itinerario individual es representativo y, a través de él, también es posible aprehender los caminos recorridos por el sistema educativo paraibano hacia su estructuración, ya que la formación de Nena Garcez como alumna de la Escuela Normal y su actuación como profesora de cátedras aisladas en el municipio de Mamanguape ocurrieron concomitantemente con el proceso de expansión y organización del sistema público de enseñanza en Paraíba. Pretendemos también comprender la peculiar dinámica sociocultural de esta época, ampliando la mirada a los procesos de escolarización, la legislación educativa vigente, las relaciones de poder presentes en las interacciones educativas, las relaciones de género incidentes en el ejercicio de la docencia, además de los aspectos políticos y económicos de la educación paraibana de 1898 a 1937. Trazar la trayectoria de la profesora Umbelina Garcez se justifica por la posibilidad de traer a colación y dar visibilidad a la historia de vida de esta educadora, asumiendo el compromiso de reconstruir históricamente la trayectoria individual de una mujer que contribuyó significativamente al desarrollo de la educación en Mamanguape - PB, pero que no fue contemplada por la historia oficial. Utilizamos la Nueva Historia Cultural como marco teórico para el desarrollo de la investigación y la Historia Oral como metodología que permea los estudios realizados a través del testimonio de familiares, ex alumnos y conocidos que convivieron con la maestra, aunque señalamos el cruce con diversas fuentes documentales, como documentos oficiales y no oficiales, diarios, periódicos, documentos personales, libros, fotografías, entre otros. Para situar epistemológicamente la investigación en los debates teóricos de la historiografía contemporánea, centramos la atención en los conceptos de biografía, historia de vida, memoria y oralidad, utilizando los aportes teóricos de Dosse (2009), Levi (2006), Avelar y Schmidt (2012 y 2018), Loriga (2011), Nóvoa (1992, 2001 y 2005) y Chartier (1994 y 1990). El Paradigma Indicativo, aporte de Ginzburg (1979), que plantea la práctica de rastrear indicios, pistas y señales también está presente en la investigación a través de la postura investigativa que se asume al seguir las huellas dejadas por los documentos, discursos y testimonios que involucran al docente investigado. Registro histórico relevante para el municipio de Mamanguape, la biografía de Umbelina Garcez permite recuperar la historia de la primera maestra en ejercer la docencia como educadora egresada de la Escuela Normal y nombrada por el poder público en Mamanguape-PB, ciudad que, a pesar de haberla honrado colocando su nombre en una escuela estatal, poco sabe de ella. |
Palavras-chave: | Umbelina Garcez Biografia Educação - Mamanguape Docência Biography Normalist Teaching Biografía |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32583 |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThaisJussaraDeOliveiraGuedesIsidro_Tese.pdf | 12,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons